terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Maestro João Carlos Martins é internado no Sírio-Libanês, em SP

O maestro João Carlos Martins foi internado na manhã desta terça-feira (24) no Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo informações da família, ele sofreu tromboembolia pulmonar.

A assessoria de imprensa de Martins informou que não recebeu informações médicas sobre o estado de saúde dele após a internação. O hospital ainda não divulgou boletim médico.

Diretor artístico e maestro da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, o maestro João Carlos Martins é considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música.

O maestro é o personagem principal do longa "João", que retrata a vida de João Carlos Martins e é estrelado por Alexandre Nero na pele do músico. A direção é de Mauro Lima ("Meu nome não é Johnny", "Reis e ratos" e "Tim Maia"). O longa tem previsão de estrear no primeiro semestre deste ano.

As filmagens aconteceram em São Paulo, Uruguai e Nova York. A sinopse oficial informa que o roteiro "vai abordar detalhes pouco conhecidos da vida do artista, como o primeiro concerto internacional, a relação com as mulheres, a teimosia e o perfeccionismo em relação à música".

Nascido em São Paulo em 25 de junho de 1940, João Carlos Martins começou a estudar piano aos oito anos de idade. Aos 13 anos, começou a se apresentar pelo Brasil. Aos 18 anos, estreou internacionalmente.

Já consagrado e após décadas de carreira, aposentou-se como pianista em 2002 devido a problemas físicos (perdeu parcialmente os movimentos das mãos). Em 2004, começou a estudar regência e se tornou maestro.

Em "João", o papel principal é vivido por Rodrigo Pandolfo na fase jovem e por Alexandre Nero na maturidade. Caco Ciocler é José Kliass, primeiro professor de piano de João Carlos Martins; Fernanda Nobre é Sandra, que representará mulheres com que o pianista se envolveu; e Alinne Moraes é Carmen, atual esposa do artista.

Com orçamento de R$ 9,1 milhões, "João" é uma coprodução da LC Barreto ("Dona flor e seus dois maridos", "O que é isso, companheiro?" e "Flores raras") com a Globo Filmes e a RioFilmes. A distribuição é da Europa Filmes.
Portal G1