sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Itep lança Edital de Incubação 2017 oferecendo 24 vagas

Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) está lançando hoje (20) o Edital de Incubação 2017 (www.itep.br), oferecendo um total de 24 vagas para empreendimentos inovadores em quatro incubadoras do Estado. Na Incubatep, no Recife, serão disponibilizadas 16 vagas. Em Caruaru, na Itac, há uma vaga. Na Incubadora do Pajeú, são três vagas disponíveis; e na Invasf, em Petrolina, há quatro vagas para novos empreendimentos.

Os interessados devem apresentar seus projetos, em formulário on-line (http://www.itep.br/incubatepsis/) no período de 20 deste mês até o dia 20 de março. O candidato deve indicar, no formulário de inscrição, a qual incubadora vai se candidatar. É preciso efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00.

Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, que queiram incubar novos negócios (produtos ou serviços) de base tecnológica. Entre as novidades deste ano está a necessidade de os candidatos à incubação demonstrarem prova de conceito dos produtos ou serviços a serem desenvolvidos. Pode ser um modelo prático (não necessariamente um protótipo) ou um conjunto de razões técnicas que possibilitem o seu desenvolvimento como negócio, para provar o conceito (teórico) de desenvolvimento do produto ou serviço.

São áreas de atuação e de maior interesse ao Programa de Incubação do Itep as correlacionadas com as tecnologias para a sustentabilidade ambiental e com as atividades fins dos Núcleos de Competências do Itep: Engenharia Sustentável, Engenharia e Operação de Redes, Energia sustentável, Sustentabilidade em Matrizes Ambientais, Alimento Seguro e Sustentável e Gestão Territorial Sustentável (incluindo Logística reversa), assim como propostas de soluções tecnológicas para os seguintes APLS ou cadeias produtivas prioritárias: Laticínios, Ovinocaprinocultura, Gesso, Vitivinicultura, Moda/têxteis, Apicultura e Aquicultura.

Em função do estágio de desenvolvimento do projeto apresentado e por decisão da Comissão de Avaliação, o empreendimento a ser incubado poderá ser enquadrado na modalidade de pré-incubação, desde que haja disponibilidade de vagas; se enquadre nas atividades e/ou projetos de qualquer um dos Núcleos de Competência do Itep ou cadeias produtivas prioritárias do Estado de PE.

MINICURSO – A Gerência de Tecnologia e Empreendedorismo do Itep vai promover, nas quatro incubadoras, simultaneamente, minicursos (Oficina de Desenvolvimento de Projetos para Incubação) e reuniões de esclarecimentos básicos do programa de incubação de empresas no dia 16 de fevereiro, às 8h30, para orientar os interessados no Programa de Incubação. Os interessados devem se dirigir à incubadora de seu interesse neste dia e horário.

As incubadoras de empresas de base tecnológica do Itep têm como objetivo apoiar empreendedores no desenvolvimento de inovações e/ou estimular a agregação de valor ao empreendimento convencional, de forma que incorpore diferencial tecnológico em relação à concorrência, proporcionando oportunidades de negócios com perspectivas mercadológicas, de forma a:

APRESENTAÇÃO ORAL – Os projetos serão avaliados nos dias 22 e 23 de março. Nos dias seguintes, haverá apresentação dos trabalhos pelos responsáveis, nas sedes das incubadoras: nos dias 23 e 24, na Incubatep; no dia 27, na Itac; no dia 28, na Incubadora do Pajeú; e no dia 29, na Invasf. A divulgação do resultado ocorrerá a partir do dia 31 de março.

Endereço das Incubadoras:
Incubatep – sede do Itep – Av. Prof. Luiz Freire, 700 – Cidade Universitária
Itac - Centro Tecnológico do Agreste – CT Moda – Av. Dalton Santos, 319, Bairro São Francisco, Caruaru – (81) 3701.1108
Incubadora do Pajeú - Centro Tecnológico do Pajeú – CTP – Av. Custódio Conrado, nº 600, Bairro AABB, Serra Talhada – (87) 3831.9303
Invasf - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape – Campus Universitário, s/nº, Vila Eduardo – Petrolina

Instituto de Tecnologia de Pernambuco