sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Conselho de Medicina investiga vazamento de exames de mulher de Lula

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) instaurou uma sindicância para apurar o vazamento de imagens dos exames da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, internada desde terça-feira por causa de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O hospital Assunção, em São Bernardo do Campo, também instaurou sindicância e afastou profissionais envolvidos no atendimento a Marisa Letícia. 

Fotos e imagens em vídeo dos exames da ex-primeira-dama circulam desde o dia da internação nas redes sociais. Segundo fontes médicas, as imagens correspondem às da tomografia à qual Marisa foi submetida no hospital Assunção, em São Bernardo do Campo, onde recebeu o primeiro atendimento antes de ser transferida para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde continua internada.

O Sírio divulgou uma nota no início da noite de ontem na qual afirma que as imagens não saíram do hospital. "A instituição zela pela privacidade de seus pacientes e repudia a quebra de sigilo médico por qualquer profissional de saúde", diz a nota.

O hospital Assunção, também por meio de nota, afirmou que repudia o vazamento e também tomou providências. "O hospital esclarece que tão logo tomou conhecimento do evento, imediatamente instaurou sindicância interna para apuração dos fatos, tendo suspendido e afastado os envolvidos na investigação até a sua conclusão", diz a nota.

Segundo o Cremesp, um dos objetivos da sindicância é averiguar se houve participação de médicos no vazamento. "A apuração pode apontar se a divulgação de dados clínicos teve a participação de médicos ou se era do conhecimento da diretoria técnica ou clínica da instituição. De acordo com o Código de Ética Médica, é vedado ao médico \'permitir o manuseio e \'o conhecimento dos prontuários por pessoas não obrigadas ao sigilo profissional quando sob sua responsabilidade\'. Também não é permitido "liberar cópias do prontuário sob sua guarda, salvo quando autorizado, por escrito, pelo paciente, para atender ordem judicial ou para a sua própria defesa"\' esta última em situação de sindicância ou processo ético-profissional", diz o Cremesp.

Segundo médicos do Sírio, a situação de Marisa Letícia ainda é grave mas continua estável desde a madrugada de terça-feira. Depois de passar por uma cirurgia para estancar a hemorragia no cérebro causada pelo rompimento de um aneurisma diagnosticado há mais de 10 anos, a ex-primeira-dama foi submetida a um segundo procedimento que consiste na utilização de um catéter para reduzir a pressão intracraniana.

Desde então Marisa Letícia está em coma induzido. Os sedativos serão mantidos pelo menos até sábado, segundo fontes médicas.

Entenda o Caso: 

A divulgação de um vídeo no YouTube com um exame que seria a tomografia da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) nesta terça-feira (24), está causando polêmica nas redes sociais. O autor do vídeo, o jornalista Cláudio Tognolli, afirma que não publicará uma foto do exame para que os demais veículos de comunicação não copiem seu furo de reportagem.

"Não vou divulgar fotos, até para a minha imagem não ser copiada por esses ladrões que me roubam informações a todo tempo", afirma Tognolli, que é também professor no curso de jornalismo da USP.

O jornalista afirma que só ele, a família do ex-presidente Lula e os médicos tiveram acesso à informação. Segundo ele, os médicos que analisaram a tomografia "falaram que se continuar nesse quadro, ela (Marisa Letícia) não se recupera tão cedo e vai ter dificuldade para voltar a andar. Não estou mentindo nem fazendo juízo de valor", completa Tognolli.

Nas redes sociais, o vídeo foi repudiado por jornalistas e estudantes de jornalismo e o professor está sendo acusado de não respeitar a privacidade e o momento delicado de Marisa Letícia, do ex-presidente Lula e de familiares. Na foto abaixo, o jornalista e professor (de óculos) está sentado ao lado do juiz Sérgio Moro.



Com informações da Revista Época e do Jornal do Brasil