segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Canadá: tiroteio em mesquita deixa mortos e feridos


Tiroteio dentro de uma mesquita matou ao menos 6 pessoas e deixou 8 feridos em Quebec, no Canadá, na noite deste domingo (29), segundo informou a polícia. A ação ocorreu no Centro Cultural Islâmico e foi classificada pelo premiê canadense Justin Trudeau como um “ataque terrorista”.

Cerca de 40 pessoas faziam orações no momento em que dois homens armados entraram no templo. Ainda de acordo com a as autoridades, dois suspeitos de participar da ação foram presos, mas existe a possibilidade de um terceiro continuar foragido.

Os mortos têm entre 35 e 70 anos, afirmou a porta-voz da polícia local, Christine Coulombe. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos feridos.

Segundo o site do jornal 'La Presse' a ação ocorreu por volta das 20h do domingo (23h em Brasília) e ao menos um dos suspeitos estava armado com um fuzil AK-47.

O motivo do ataque ainda não foi determinado. Segundo a imprensa local, a mesquita sofreu atos de vandalismo e mensagens xenófobas nos últimos meses. Uma cabeça de porco foi deixada diante da porta do templo durante o Ramadã, em junho de 2016, segundo a France Presse. Outras mesquitas do Canadá foram alvos de frases racistas nos últimos meses.


Reações - "Condenamos este ataque terrorista contra os muçulmanos em um centro de culto e refúgio. Os muçulmanos canadenses são parte importante de nosso tecido nacional. Estes atos sem sentido não têm espaço em nossas comunidades, cidades e país ", afirmou Trudeau em um comunicado, segundo a France Presse.


"Parte o coração ver esta violência sem sentido", afirmou Trudeau, antes de acrescentar que a "diversidade é nossa fortaleza e a tolerância religiosa é um valor que, como canadenses, valorizamos", completou.

O primeiro-ministro de Quebec, Philippe Couillard, escreveu no Twitter que o governo está "mobilizado para garantir a segurança da população" e que "Quebec rejeita categoricamente esta violência bárbara", tuitou. "Solidariedade com a população de fé muçulmana de Quebec".


Solidariedade - O ataque acontece no momento em que o Canadá promete abrir as portas aos muçulmanos e refugiados, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um polêmico decreto que suspende a entrada dos refugiados e cidadãos de sete países muçulmanos, o que provocou o caos nas viagens e indignação no mundo.


O Canadá oferecerá temporariamente vistos de residência a várias pessoas retidas no país como resultado do decreto de Trump, informou no domingo o ministro da Imigração, Ahmed Hussen.

Trump suspendeu a entrada de refugiados nos Estados Unidos por 120 dias e de cidadãos de sete países de maioria muçulmana (Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen) por 90 dias.

Hussen, de origem somali, não condenou a medida dos Estados Unidos, mas enfatizou que o Canadá pretende manter uma política de imigração baseada na "compaixão", ao mesmo tempo que protege seus cidadãos.

"Damos as boas-vindas aos que fogem da perseguição, do terror e da guerra", disse, repetindo a mensagem de sábado do primeiro-ministro Justin Trudeau.

O presidente francês, François Hollande, condenou com "firmeza" o que chamou de "odioso atentado" na mesquita de Quebec.

De acordo com o último censo do Canadá, de 2011, uma a cada cinco pessoas no país nasceu no exterior. O Canadá recebeu 39.670 refugiados sírios entre novembro de 2015 e o início de 2017, segundo o governo.

Portal G1