terça-feira, 23 de agosto de 2016

Trabalho socioambiental em Venturosa

A Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa começou ontem (22), um trabalho socioambiental na cidade de Venturosa, como parte das ações para implantação do sistema de esgotamento sanitário no município, distante 247 quilômetros do Recife. A Ordem de Serviço para o início das atividades foi assinada na última sexta (19), pelo diretor de Articulação e Meio Ambiente da  companhia, Aldo Santos, em evento na cidade.
Até a conclusão da obra, em dezembro deste ano, uma equipe formada por sete técnicos vai promover diversas atividades de conscientização sobre a importância da implantação do sistema  de esgotamento sanitário para a população. O trabalho socioambiental ainda prevê visita a imóveis e diversas reuniões com a participação dos moradores com o objetivo de informar, esclarecer e tirar dúvidas sobre todas as fases da obra,  operação e bom uso  do sistema de esgoto.  
Segundo o diretor Aldo Santos, o trabalho social  da obra  é muito importante para cidade, pois permitirá que a população conheça a importância do sistema de esgotamento sanitário no desenvolvimento da cidade, seus benefícios e impactos na saúde e qualidade de vida da pessoas “Ao envolvermos os  moradores com o empreendimento haverá  uma comunicação mais próxima e efetiva sobre o andamento da obra, além de reafirmar o compromisso de todos na manutenção dos serviços e nas práticas de sustentabilidade ambiental", afirma o diretor.   
Serão aplicados R$ 19,6  milhões  no Sistema de Esgotamento Sanitário-SES de Venturosa, recursos do governo Federal, Governo do Estado e Compesa, que irá beneficiar cerca de 20 mil moradores
Projeto FlorestarAinda durante o evento, o diretor Aldo Santos e o prefeito  Ernandes Albuquerque assinaram  um Termo de Compromisso para realizar na cidade o projeto Florestar Vai à Escola, idealizado pela Compesa. O objetivo do programa  é levar  ações de educação socioambiental  para as escolas, como a promoção de  minicursos para estudantes sobre noções básicas de plantio e manutenção de mudas.  
Inicialmente, a Compesa irá trabalhar com 100 alunos da escola municipal Delmiro Alexandre e, posteriormente, levará a iniciativas para outras unidades escolares. As mudas produzidas pelos alunos servirão para arborizar as próprias escolas participantes do projeto; “Estamos apostando  na educação dos  cidadãos do futuro, crianças e jovens que podem contribuir com uma novo olhar sobre a importância  da preservação do meio ambiente”, observou Aldo Santos.
Imprensa Compesa