terça-feira, 23 de agosto de 2016

Colégio de Aplicação: Inscrições para testes começam hoje

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abre, nesta terça-feira (23), as inscrições para o processo seletivo. Os candidatos poderão se cadastrar até 22 de setembro.
São oferecidas 60 vagas para estudantes que estejam, em 2016, cursando o 5º ano no sistema que estabelece o ensino fundamental em nove anos ou cursando a 4ª série do ensino fundamental de oito anos.
Para fazer a inscrição, é preciso ter no máximo 12 anos completos até 31 de dezembro de 2016 e possuir CPF e carteira de identidade. Os  documentos devem ser solicitados no ato de preenchimento do formulário eletrônico de solicitação de cadastramento, que deve ser realizado nosite.
A taxa de inscrição é de R$ 100. Será concedida isenção para quem comprovar ter  renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa.
Os interessados devem fazer o pedido até quinta-feira (25) pelo mesmo site da inscrição. Os documentos comprobatórios precisam ser entregues de 29 a 31 de agosto. O resultado da isenção será divulgado em 13 de setembro.
Os candidatos  passarão por provas de matemática, português e redação. Os testes serão realizados no dia 4 de dezembro, das 9h às 12h30, no Campus Recife da UFPE, na Cidade Universitária, na Zona Oeste da capital.
As provas de matemática e português terão 15 questões objetivas de múltipla escolha. No mesmo dia, será realizada uma prova de redação, com 10 a 15 linhas. No dia seguinte, serão divulgadas no site da seleção as provas e os gabaritos. O resultado final do processo seletivo sairá em 30 de dezembro.
A partir deste ano, metade das vagas será destinada a alunos oriundos de escolas públicas. Ou seja, a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental I em escolas públicas. Não poderão concorrer a essas vagas os candidatos que tenham, em algum momento, cursado em escolas particulares parte do ensino fundamental I.
Portal G1