terça-feira, 23 de agosto de 2016

Atleta leiloa a medalha para ajudar menino com câncer




O polonês Piotr Malachowski, atleta do lançamento de disco na Olimpíada Rio 2016, resolveu dar um destino nobre à medalha de prata conquistada nos Jogos: um leilão para ajudar a custear o tratamento contra o câncer de uma criança.

Olek, de um ano, sofre de retinoblastoma, um tipo de câncer na retina dos olhos. Em sua conta no Facebook, Piotr disse que, já que não conseguiu o ouro, está tentando fazer com que sua medalha de prata aumente de valor. Até o momento, o maior lance pelo item chega a R$ 63 mil.

" Ganhar uma medalha olímpica para um atleta é realizar um sonho de vida. Claro, a de ouro é a mais preciosa. Eu fiz tudo que estava ao meu alcance para obtê-la. Infelizmente desta vez não tive sucesso. No entanto, o destino me deu uma chance de aumentar o valor da minha prata", disse na publicação. De acordo com o atleta, a mãe de Olek, Goshia, o procurou logo após a premiação para pedir ajuda para salvar a criança.

"Pouco tempo depois da competição, Goshia, mãe de Olek, escreveu para mim pedindo ajuda para salvar seu filho. Olek tem quase dois anos e está lutando contra um câncer no olho durante mais da metade de sua vida. O retinoblastoma é um tumor maligno do olho, que só ocorre em crianças com menos de 5 anos de idade. Na Polônia, não há chance de salvar Olek. A única possibilidade é a terapia em Nova Iorque. Eu decidi ajudar Olek e enviei a medalha do Rio para o leilão".

O atleta ainda pede que outras pessoas se mobilizem para ajudar Olek" Todo o valor arrecadado no leilão será gasto com o tratamento de Olek. Eu também quero incentivar todas as pessoas de boa vontade a pagar ou depositar dinheiro na conta, enviar mensagens de texto e ajuda de qualquer maneira possível. Vamos ajudar os pais e a família de Olek. No Rio, eu lutei para ter o ouro. Hoje, faço um apelo a todos para algo que é ainda mais valioso. A saúde deste menino fantástico. É por isso que eu convido todos vocês para o leilão. Se você ajudar, minha prata pode ser mais valiosa do que o ouro para Olek", escreveu.

Jornal Extra (Rio)