segunda-feira, 18 de julho de 2016

Jornalista lança livro sobre o ABTV

Vai ser lançado no próximo dia 31 o livro ABTV – Fazendo História do jornalista Luís Boaventura. A publicação "ABTV - Fazendo História", mostra a emissora desde o dia 1ª de agosto de 1991 até os tempos atuais, bem como os funcionários, o trabalho de levar as notícias locais para os telejornais nacionais, além de como é feito o ABTV.

“Diferentemente das histórias que a emissora contou e que se encontram preservadas em um centro de documentação em fitas U-Matic, BetaCam, VHS, em DVD e, mais recentemente, em HDs, a história da própria emissora não está registrada. Ela foi conservada nas lembranças dos diversos funcionários que fizeram parte do processo de consolidação da TV Asa Branca no mercado jornalístico do interior e eu fui atrás dessas histórias”, explicou Boaventura.

Essa é a primeira publicação a registrar a evolução da emissora do interior de Pernambuco. Além de relatar a evolução do canal de TV, Boaventura também faz um relato ano a ano, de 1991 a 2016, dos principais fatos que a emissora cobriu. “Fatos que fazem parte da história de Pernambuco e foram registrados pela Asa Branca como a tragédia da hemodiálise, denúncia de trabalho infantil na Feira da Sulanca, tremores de terra e as enchentes”, exemplifica o autor. 

Também foi feita uma busca para encontrar os repórteres que passaram pela Asa Branca e cobriram esses fatos destacados e fizeram comentários sobre o processo de construção da notícia e a repercussão na época. Alguns, inclusive, dos primeiros anos da TV, como Ana Paula Freire que hoje mora no interior de São Paulo e Sérgio Farias, que está no Rio Grande do Norte.


O prefácio é do repórter especial da TV Globo, Francisco José, que trabalha há 40 anos na emissora e conhece muito bem a região onde a TV Asa Branca está inserida, já tendo mostrando ao Brasil as belezas do Vale do Catimbau, a alegria do São João de Caruaru e denunciado o escândalo da mandioca.

Este é o primeiro livro de Boaventura, que trabalhou na TV Asa Branca, TV Clube/PE, TV Globo Nordeste e atualmente é professor de telejornalismo do Centro Universitário Maurício de Nassau – Uninassau. O lançamento vai ser no Shopping Caruaru, no dia 31 de julho, às 16h, véspera dos 25 anos da emissora.

Serviço:
Lançamento do Livro - ABTV Fazendo História
Quando: 31/07/16 às 16h
Onde: Caruaru Shopping - Bairro Indianópolis/Caruaru

(no corredor da Top Presentes, próximo a Le Biscuit)