segunda-feira, 25 de julho de 2016

Alemanha: EI reivindica a autoria do atentado

O grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou esta segunda-feira (25) o ataque que feriu 15 pessoas na cidade alemã de Ansbach, na noite de domingo. A reivindicação do atentado foi feita através da Amaq, a agência de notícias do Estado Islâmico, garantindo que o autor do ataque, um sírio de 27 anos, "levou a cabo a operação em resposta aos apelos para atingir os países da coligação que lutam contra o Estado Islâmico". 

Hoje, o ministro do Interior da Baviera revelara que o homem bomba tinha vídeos jihadistas no celular. Segundo Joachim Hermann, foi mesmo encontrado um vídeo do autor do ataque a jurar lealdade ao Estado Islâmico. "Uma tradução provisória fornecida por um intérprete mostra que ele anuncia expressamente, em nome de Alá, e jurando lealdade a Abu Bakr al-Baghdadi [líder do Estado Islâmico], conhecido líder islamita, um ato de vingança contra a Alemanha porque está no caminho do Islã". 
 O ministro revelou em entrevista coletiva que o homem de 27 anos tinha, ao todo, dois celulares, vários chips e um notebook, apreendidos junto ao corpo e no albergue onde residia. Nos dispositivos foi encontrado "conteúdo salafista", revelou o ministro.
 A polícia encontrou ainda, no albergue em que morava o homem bomba, gasolina, químicos e outros materiais inflamáveis. Já o ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, que também falou em coletiva, explicou o ponto em que se encontrava o processo do refugiado sírio, que sofria de problemas psiquiátricos e já tinha sido sujeito a internamento. Segundo o ministro, o homem chegou à Alemanha em 2014, tendo feito um pedido de asilo. "Como parte dos procedimentos de asilo, houve indicação de que ele já tinha sido registado como refugiado noutros países europeus. O registo tinha sido feito na Bulgária e na Áustria. Contatamos as autoridades búlgaras, que nos informaram que ao perpetrador tinha sido concedido estatuto de refugiado. Como resultado, a 2 de dezembro de 2014, o pedido de asilo foi recusado e ordenada a deportação para a Bulgária. O tribunal em Ansbach reafirmou esta decisão". 
 No entanto, explicou o ministro, por ter sido submetida documentação e exames médicos que comprovavam que a pessoa em questão sofria de instabilidade psicológica, a ordem de deportação foi suspensa. Foi reativada a 13 de julho deste ano, tendo sido o indivíduo devidamente notificado. O autor do ataque teria tentado, por duas vezes, suicidar-se, daí passou algum tempo num hospital psiquiátrico", revelou ainda o ministro, que admite que possíveis ligações ao Estado Islâmico não podem ser excluídas, ainda que a instabilidade mental do suspeito possa ter tido fator determinante.
 De Mazière referiu ainda que a Alemanha vai intensificar a presença policial nos aeroportos e estações de trens, assim como as operações de patrulhamento nas fronteiras. O refugiado sírio de 27 anos fez-se explodir pelas 10 da noite de domingo em frente a um restaurante, junto ao local onde ia realizar-se um concerto em Ansbach, na Baviera, depois de lhe ter sido negada a entrada no recinto onde ia decorrer o espetáculo. Ficaram feridas 15 pessoas, das quais quatro em estado grave. O homem bomba foi a única vítima fatal.

Diario de Notícias (Portugal)