sábado, 26 de março de 2016

Papo de Negócios SEBRAE

O Brasil tem 14.590 empresas que vendem artigos usados, que ao mesmo tempo podem gerar lucro para o empreendedor e economia para o consumidor. O segmento cresce, apesar das dificuldades econômicas do país, e possui uma oportunidade ainda pouco explorada. Apenas 17% dos brechós são lojas on line, segundo enquete feita pelo Sebrae com donos desses negócios em novembro de 2015.

Quem quiser ter acesso a dicas sobre esse segmento pode se inscrever no primeiro Papo de Negócios de 2016, evento de capacitação virtual que vai tratar de negócios digitais para comércio de brechós, de 28 de março a 1º de abril.

O evento funciona como uma coletiva de imprensa virtual. A convidada desta edição será Jéssica Behrens, criadora do tradr, aplicativo que funciona como um "Tinder para brechós". Os participantes poderão enviar perguntas e votar nas questões que acharem mais interessantes de serem respondidas. Ao fim da semana, Jéssica vai responder às perguntas mais votadas pelos inscritos por meio de um vídeo.

Formada em Comunicação pela Universidade de Brasília, Jéssica, de 24 anos, criou o aplicativo com o apoio de especialistas de Harvard. O tradr exibe produtos – camisas, vestidos, bolsas e móveis, por exemplo - para o usuário rejeitar ou curtir. Quando um item é curtido, o aplicativo permite avançar para a negociação de valores ou possíveis trocas.

“O mercado de brechós está bastante movimentado, apesar do cenário econômico. De janeiro de 2013 a outubro de 2015, o aumento no número de empresas que vendem artigos usados foi de 31%. Os brechós surgem como oportunidade de negócio para quem deseja abrir uma empresa com concorrência pequena, clientela diversificada e investimento inicial relativamente baixo”, afirma Wilsa Sette, coordenadora nacional de Varejo da Moda do Sebrae Nacional.

“Além disso, há uma preocupação com o consumo sustentável e consciente e uma necessidade de conter gastos sem deixar de consumir produtos de qualidade. O consumidor brasileiro perdeu o preconceito de comprar roupas usadas e todos saem ganhando”, acrescenta.

A inscrição para o Papo de Negócios é gratuita e pode ser feita na página do Papo de Negócios, no endereço www.papodenegocio.sebrae.com.br.

Agência Sebrae de Notícias