sexta-feira, 11 de março de 2016

Mostra Ambiental do Recife

A 2ª Mostra Ambiental do Recife – MARE lança nesta quarta (9) a programação completa. Com foco na mobilidade urbana, o evento acontece entre 14 e 19 de março no Cinema São Luiz, Teatro do Parque, Jardim Botânico, UFPE, Estação Central do Recife e Recife Antigo, com diversas atividades. História, cultura, meio ambiente e cidadania formam esta 2ª edição, que propõe uma ruptura no cotidiano apressado da cidade tendo como contraponto a exibição de filmes, saraus, debates e atividades relacionadas à Hora do Planeta. A arte oficial do evento é do artista plástico Romero de Andrade Lima. Composta por dois longas e 34 curtas-metragens, a curadoria é do crítico e pesquisador André Dib. 
De acordo com o produtor Rafael Buda, coordenador ao lado de Tiago Delácio, a segunda edição da MARE pretende questionar o dia a dia do recifense e da região metropolitana. ”A proposta é realizar intervenções ambientais que dialoguem com a cidade em ritmo contínuo. Estaremos em vários locais da cidade, criando uma relação direta com a população”.
Dois longas abrem a MARE no Cinema São Luiz: o documentário sueco “BikesvsCars”de Fredrik Gerten e a produção pernambucana “Índios Zoró – antes, agora e depois?”, do realizador baiano Luiz Paulino dos Santos. Inédito no Recife, o filme estreou em janeiro no Festival de Tiradentes, com ótima repercussão. Após a sessão haverá debate com Vincent Carelli (Vídeo nas Aldeias), Tiago Melo (produtor do longa) e Luiz Paulino, 83 anos, ele próprio um patrimônio do cinema brasileiro, tendo sido um dos roteiristas do seminal “Barravento” (1961), de Glauber Rocha. 
Por sua vez, “BikevsCarros” teve première internacional em março de 2015 e está pautando discussões em vários países. Entre os participantes do filme está a arquiteta e urbanista brasileira Raquel Rolnik e a jornalista Aline Cavalcante (blog Vá de Bike). A sessão no Recife será na segunda (14) às 17h, no Cinema São Luiz, com mobilização da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife, Ecobike e Pedala Olinda, que com a MARE irão instalar um bicicletário para melhor receber o público no Cinema São Luiz. 
A programação conta com 34 curtas-metragens, cinco deles inéditos no Recife. Na terça (15), o Jardim Botânico recebe um dois programas voltados para crianças. Na quinta (17) e sexta (18), a Estação Central do Recife sedia dois programas para entreter e refletir sobre mobilidade urbana, com destaque para novos títulos da série É por aí, do coletivo Jacaré Vídeo. 
Mobilidade – O tema principal desta edição terá espaço privilegiado na programação da quarta (16), na área externa do Centro de Artes e Comunicação / UFPE, com sarau ambiental, exibição de filmes e debate “A cidade que queremos: os desafios da mobilidade urbana”. Participam Cida Pedrosa (Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife), o arquiteto Luiz Carvalho (InCiti - Pesquisa e Inovação para as Cidades / Parque Capibaribe), Ricardo Rogo (Ecobike) e Pedro Paes Barreto dos Santos (Ameciclo). 
Saraus - O sarau do dia 16 será com o trio de poetas Gleison Nascimento, Luna Vitrolira e Thiago Martins, que "performiza" poemas autorais e de escritores consagrados no corpo, na música e na voz, para brindar a cidade, refletir sobre o caos e as mazelas urbanas e evocar a sustentabilidade. No dia 17, na Estação Central, o sarau será sobre o poema de Manoel de Barros, Pássaro de Barros, com Adélia Oliveira, Rafael Ferraz e os músicos Serafim Neto e Idaiane dos Santos. A performance traz reflexões sobre desvios e aprendizados na natureza humana. No dia 18, a Estação Recife recebe Mariane Bigio, Susana Morais e os músicos Diego Gibran e Milla Bigio. Os estilos de Mariane e Susana convergem para a Literatura de Cordel, mas também para a versatilidade do verso livre, neoconcreto e da canção. No repertório, reflexões e críticas sociais sobre o Recife, o Capibaribe, a vida citadina, o meio ambiente.
CineRuaPE – Em parceria com a MARE, o Cineclube CineRua preparou programa especial com quatro curtas que dialogam com o tema da mostra, dois deles inéditos no estado. O Cineclube CineRua é a primeira ação continuada do movimento #CineRuaPE, fundado em novembro de 2015 no ensejo de reunir esforços, promover atividades, estratégias e a conscientização da importância de se preservar os poucos cinemas de rua que restam no Estado. A sessão será na terça (15), às 18h30 em frente ao Cineteatro do Parque, na Rua do Hospício, seguida de debate com os realizadores Petrônio Lorena e Antônio Carrilho.
Hora do Planeta - No sábado (19), a MARE participa da Hora do Planeta, ato simbólico organizado pela World Wildlife Fund (WWF) que busca alertar as pessoas do mundo sobre a importância de proteger o planeta contra os impactos ambientais. Às 18h haverá sessão especial cineclubista no Inciti (Rua do Bom Jesus, 191 – Recife Antigo), seguida pela Hora do Planeta, com Pedalada Sustentável e exibição de curtas, entre eles o resultado das oficinas de sensibilização ambiental e animação stop-motion, respectivamente ministradas por Daniele Carvalho e Bruno Cabús. “Será um dia muito especial, momento mundial para repensar o uso da energia em nossa cidade. É a contribuição da MARE para que possamos pensar uma cidade melhor”,diz Rafael Buda. 
A MARE é uma realização Asaga Audiovisual e conta com produção da Bonsucesso Comunicação e Cultura, incentivo do Fundo Municipal de Meio Ambiente do Recife e apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. “A MARE vai proporcionar para as pessoas um momento de reflexão e debate sobre a importância de construir rumos mais sustentáveis para a cidade. E nesse contexto, é fundamental discutir a mobilidade urbana sobre uma nova ótica, que estimule o uso de transporte alternativo, como bicicleta”, diz a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, lembrando que o setor de transporte é responsável por 65% das emissões de Gases do Efeito Estufa na capital pernambucana.
Programação completa:

14/03 - Cinema São Luiz 
17h - Bike vs.Carros (doc, Suécia, 2015, cor, HD, 90’), de Fredrik Gerten + debate
19h30 - Índios Zoró – antes, agora e depois? (doc, PE, 2016, cor, HD, 70’), de Luiz Paulino dos Santos*estreia noRecife; debate com diretor, o produtor Tiago Melo e o realizador Vincent Carelli (Vídeo nas Aldeias)

15/03
Jardim Botânico do Recife (Curado)
Mostra de curtas e bate papo
9h e 14h – Programa 1 – 65’
Vrruummm!! (fic, SP, 2003, cor, 5’), de Paula Dager
A ilha (fic, ,SP, 2009, cor, digital, 8’48’’), de Alê Camargo
Carreto (fic, BA, 2009, cor, 35mm, 12’), de Cláudio Marques e Marília Hughes
Miss&Grubs  (fic, SP, 2015, cor, HD, 9’), de Jonas Faria Brandão e Camila Kamimura
Dia Estrelado (fic, PE, 2011, cor, 35mm, 17’), de Nara Normande
Não custa nada (fic, RJ, 2014, cor, HD, 13’), de Edu Pereira *estreia no Recife

10h e 15h - Programa 2– 58’
A cena e a cana (PE, 2014, animação, cor, digital, 2’22’’), resultado da oficina de animação stop-motion da 4ª Mostra Canavial de Cinema, ministrada por Bruno Cabús e Paulo Leonardo
Poesia Animada (fic, PE, 2014, cor, HD,3’13’’), resultado da oficina de stop-motion da 1ª Mostra Cinema na Mata, ministrada por Quiá Rodrigues e Gabi Saegesser
Cordilheira de amora II (doc, MS, 2015, cor, HD, 12’), de Jamille Fortunato*estreia no Recife
Olinda limpeza (fic, PE, 2014, cor, HD, 6’), de Lula Gonzaga
Dia Estrelado (fic, PE, 2011, cor, 35mm, 17’), de Nara Normande
Não custa nada (fic, RJ, 2014, cor, HD, 13’), de Edu Pereira*estreia no Recife
Vrruummm!! (fic, SP, 2003, cor, 35mm, 5’)
A ilha (fic, ,SP, 2009, cor, digital, 8’48’’), de Alê Camargo

18h30 - Cineclube CineRua (Rua do Hospício, em frente ao Teatro do Parque) – 70’
Homem na estrada (fic, SP, 2015, cor, digital, 13’), de Felipe Terra*estreia no Recife
Calma Monga, Calma! (fic, PE, 2011, cor, 16mm, 18’24’’), de Petrônio de Lorena
Poeta Urbano (fic, PE, 2012, cor, 35mm, 16’31’’), de Antônio Carrilho
João Batista (doc, MG,2015, cor, HD, 23’), de Rodrigo Resende Meirelles*estreia no Recife


16/03 - Área externa do CAC / UFPE(Cidade Universitária)
17h - Sarau Ambiental
18h - Mostra de Curtas - 24’15’’
Ciclo Ativo (doc, PE, 2016, cor, HD, 6’), de Jacaré Vídeo
Cidade Líquida (doc, AL, 2015, cor, HD, 12’), de Laís Araújo
Capibaribe (doc, PE, 1981, cor, super8, 6’15’’), de Fernando Spencer
18h30- Debate “A cidade que queremos: os desafios da mobilidade urbana” com participação de Cida Pedrosa (Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife), o arquiteto Luiz Carvalho (InCiti - Pesquisa e Inovação para as Cidades / Parque Capibaribe), Ricardo Rogo (Ecobike) ePedro Paes Barreto dos Santos (Ameciclo).

17/03- Estação Central do Recife (São José)
17h - Sarau Ambiental 
18h - Mostra de Curtas - 92’
Centro, organismo vivo (doc, AL, 2013, cor, HD, 10’34’’), de Aldemir dos Reis, Diogo Cardoso, Eduardo Pereira, Elias Gonzaga, Laysa Menezes, Paulo Luna*estreia no Recife
Bike Gelo Baiano (doc, PE, 2015, cor, HD, 2’18), de Jacaré Vídeo
O paradoxo da espera do ônibus (fic, RJ, 2007, cor, digital, 3’), de Christian Caselli
O fim dos carros (doc, PE, 2015, cor, HD, 3’40’’), de Jacaré Vídeo
A Copa do Mundo no Recife (doc, PE, 2014, cor, HD, 15’), de Kleber Mendonça Filho
Engano (fic, RJ, 2008, cor, digital, 11’), de Cavi Borges
Eficiência sobre rodas (doc, PE, 2015, cor, HD, 5’51), de Jacaré Vídeo
Miró – preto, pobre, poeta e periférico (doc, PE, 2008, cor, digital, 19’), de Wilson Freire
Dia de fúria (PE, 2015, documentário, cor, HD, 3’), de Jacaré Vídeo
Fragmentos de uma cronologia inerte (doc, PE, 2013, cor, HD, 8’), de Lucas Simões
Linear (SP, 2014, animação, cor, digital, 6’), de Amir Admoni
No caminho do bem (PE, 2015, documentário, cor, digital, 3’24’’), de Jacaré Vídeo

18/03- Estação Central do Recife (São José)
17h- Sarau Ambiental 
18h - Mostra de Curtas - 90’
Ciclo Ativo (doc, PE, 2016, cor, HD, 6’), de Jacaré Vídeo
Linear (fic, SP, 2014, cor, HD, 6’), de Amir Admoni
Clave dos Pregões (doc, PE, 2015, cor, HD, 15’), de Pablo Nóbrega
Bike Gelo Baiano (doc, PE, 2015, cor, HD, 2’18), de Jacaré Vídeo
Cidade Líquida (doc, AL, 2015, cor, HD, 12’), de Laís Araújo
Andarilho (doc, PE, 2015, cor, HD, 5’08), de Jacaré Vídeo
Praça Walt Disney (doc, PE, 2011, cor, HD, 21’), de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira
Travessia (doc, PE, 2015, cor, HD, 3’15’’), de Jacaré Vídeo
Recife de dentro pra fora (doc, PE, cor, 35mm, 15’30’’), de Kátia Mesel
No caminho do bem (doc, PE, 2015, cor, HD, 3’24’’), de Jacaré Vídeo

19/03 –Recife Antigo
INCITI (Rua do Bom Jesus, 191)
18h – Sessão cineclubista

Marco Zero 
20h30 - Hora do Planeta: Pedalada Sustentável com exibição de curtas + resultado das oficinas de sensibilização ambiental e animação stop-motion
22h - Festa no Café Castro Alves (Rua do Lima, 280 - Santo Amaro)

Serviço
2ª MARE - Mostra Ambiental do Recife
Quando: de 14 a 19 de março
OndeCinema São Luiz, Jardim Botânico, UFPE, Estação do Recife, Teatro do Parque e Recife Antigo
Informações: (81) 99689-3671
Entrada franca