quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Bloco da Ressaca

Pelo 16° ano consecutivo, a agremiação que prolonga o Carnaval do Recife, o Bloco da Ressaca, desfila no domingo logo após a festa de momo, dia 14 de fevereiro, com concentração a partir do meio-dia, pelas ruas da Zona Norte do Recife. A coordenação do bloco definiu agora pouco em coletiva de imprensa, que ocorreu com um café da manhã no Mercado de Casa Amarela, a programação oficial, confirmando as atrações baianas Léo Santana, Cheiro de Amor e Parangolé, além de Almir Rouche, banda Asas da América no trio elétrico de mesmo nome, banda Beleza Pura e Orquestra de Frevo. Os homenageados da festa este ano serão dois filhos de Casa Amarela, Iuri Maia Leite (TV Globo) e Laércio Guerra (Faculdade IBGM). O bloco é aberto ao público (não há cordão de isolamento) e a expectativa da diretoria é que mais de 400 mil foliões acompanhem o desfile. 
O evento contará com seis trios elétricos, com concentração marcada às 12h na Avenida Vasco da Gama com a Avenida Norte, no bairro do Vasco da Gama / Casa Amarela. O bloco, que sairá às 14h do Vasco da Gama, segue pela Avenida Norte, Rua da Harmonia, Estrada do Arraial, Mercado de Casa Amarela, Rua Padre Lemos (todas em Casa Amarela) e encerra o desfile na esquina da Rua Padre Lemos com Avenida Norte, em um percurso de 4 km. 
O ponto alto do desfile acontece por volta das 15h30, quando o bloco entra na Estrada do Arraial, que fica completamente tomada pela multidão e os moradores dos edifícios transformam suas varandas em verdadeiros camarotes.
O Bloco da Ressaca, que em seu primeiro ano conseguiu arrastar quase cinco mil foliões atrás de uma frevioca, vem crescendo a cada ano. Na edição passada, em 2015, foram cerca de 300 mil pessoas acompanhando o desfile pelas ruas de Casa Amarela, sendo destaque na imprensa local e nacional.

Serviço:
 
Bloco da Ressaca – Ano 16
Data: 14/02 (Domingo), a partir das 12h (concentração), saída às 14:00
Atrações: 06 (seis) trios elétricos, com as atrações: Léo Santana, Cheiro de Amor, Parangolé, Almir Rouche, Asas da América, Beleza Pura e Orquestra de Frevo.
Saída: 13h da Avenida Vasco da Gama – bairro Vasco da Gama / Casa Amarela
Percurso: Avenida Norte / Rua da Harmonia / estrada do Arraial / Mercado de Casa Amarela / Rua Padre Lemos / Avenida Norte esquina com Padre Lemos.
Homenageado: Iuri Maia Leite (TV Globo) e Laércio Guerra (Faculdade IBGM)