segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Por que estive ausente?

Mosquito deve ser combatido por todos nós
Meus amigos, desde o finalzinho de setembro que eu estava ausente deste blog, que sempre primou pela prestação de serviços através do nosso noticiário.  Como o sistema daqui é EUquipe, a “equipe” precisou dedicar-se ainda mais à vida acadêmica (aulas na Faculdade FAMA e mestrado na UFRPE, principalmente). E claro, se for pra fazer algo à “meia-boca”, não teria boca nenhuma por aqui.

Além do mais, eu não escapei do surto causado pelo Aedes aegypti, que não foi praga dos 10 mandamentos, mas uma endemia que assola o nosso povo desde os tenebrosos tempos da escravidão, fazendo vítimas nas senzalas e casas-grandes.

Hoje, da favela ao asfalto, o mosquito não se contentou com a dengue e agora também causa outras doenças como a chikungunya (que me deixou de molho por mais de um mês, incluindo os festejos de fim de ano) e o perigoso zika vírus (acusado de causar microcefalia em bebês, caso a mãe tenha ficado doente).

Por isso, meus amigos, por experiência própria, eu digo: as intermináveis campanhas de combate ao mosquito devem ser super-levadas a sério. Veja a seguir quais os cuidados que devemos tomar:

- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

- As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).

- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.

- Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada. 


No mais, só tenho a agradecer a vocês, que não deixaram de ler nosso amado noticiário, mesmo com minha ausência e ficamos com a média diária de 100(!) acessos. Agradecer também aos meus amigos assessores de imprensa, que não me tiraram de seus mailings e sempre fui recebendo informações relevantes do Estado, do Brasil e do Mundo.

Evoé que 2016 chegou, a chikungunya foi espantada e voltemos ao trabalho

Taís Paranhos

Janeiro de 2016