quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Síria: 2 milhões sem escola

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) emitiu, na terça-feira (15), alerta sobre a situação da educação infantil na Síria, onde mais de dois milhões de crianças deixaram de frequentar instituições de ensino em função do conflito armado no país, agora em seu quinto ano. Outras 400 mil correm o risco de abandonar a escola.
Segundo o UNICEF, a guerra na Síria forçou ao limite as redes de serviços públicos básicos, como educação. Informações da organização indicam que cinco mil prédios escolares já foram afetados pelos confrontos, tendo sido destruídos, transformados em abrigos para famílias ou convertidos em bases para as forças armadas.
Muitas das escolas remanescentes estão localizadas em áreas de risco e ao menos 20% das crianças sírias tiveram de atravessar linhas de fogo cruzado para realizar suas provas no verão passado. “Mesmo sob as piores circunstâncias, elas continuam pedindo para aprender e voltar para a escola porque elas almejam um futuro melhor e a chance de serem influentes”, afirmou a representante do UNICEF no país, Hanaa Singer.
A agência da ONU tem realizado parcerias com organizações locais para contornar a evasão escolar, distribuindo material didático e desenvolvendo programas de ensino específicos, além de ajudar na reparação de prédios escolares e na construção de salas de aula pré-fabricadas. “Temos todos que investir nas crianças da Síria na medida em que elas são o futuro da Síria e vão ajudar a reconstruir o país quando a paz retornar”, disse Singer.
Unicef