quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Pela volta dos caixas eletrônicos às estações de metrô

Lideranças comunitárias entregaram na tarde desta terça-feira (08) um abaixo-assinado solicitando a volta dos caixas eletrônicos retirados das estações de metrô. O documento, que conta com mais de 23 mil assinaturas, foi entregue ao superintendente da CBTU, Bartolomeu Carvalho, em frente à entrada principal da Estação Recife, no bairro de São José, Centro. Os líderes comunitários começaram o movimento logo após os equipamentos serem desinstalados, visto que os caixas eletrônicos nas estações, por vezes, eram os únicos locais – ou os mais próximos – disponíveis para transações bancárias em determinadas comunidades. O documento também será entregue às prefeituras do Recife e Jaboatão, Governo do Estado e ao Ministério das Cidades, em Brasília.
A Multibanco, empresa que administra o contrato dos caixas eletrônicos nas estações de metrô de Pernambuco, cumpriu a exigência feita pela CBTU e retirou os equipamentos no final do mês de agosto. Com a medida, os usuários responsáveis pela média de 630 mil transações mensais deixaram de usufruir de um serviço rápido, cômodo e seguro. Durante os três anos em que os caixas eletrônicos fizeram parte do dia a dia de quem utiliza o metrô, as duas tentativas de arrombamento acontecidas no final de julho e começo de agosto, foram as únicas ocorrências registradas.
 A Multibanco reitera que os crimes foram cometidos fora do horário de funcionamento do metrô e que nada foi levado dos caixas, já que os equipamentos dispõem de um forte sistema de segurança, além de contar com monitoramento através de gravação de imagens em todas as estações. Em pesquisa realizada no ano passado, os usuários do metrô indicaram sentir mais segurança de utilizar os caixas eletrônicos dentro das estações do que em outros ambientes disponíveis nas cidades. A pesquisa também apontou que o sentimento de insegurança nas estações é devido à falta de policiamento, isentando dos caixas eletrônicos a responsabilidade das ocorrências violentas no local.