quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O Brasil no Oscar: "Que horas ela volta?"

O filme nacional mais comentado deste ano, "Que Horas Ela Volta?", de Anna Muylaert, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de melhor filme em língua estrangeira no Oscar 2016.
O anúncio foi feito pelo Ministério da Cultura nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro, logo após reunião da Comissão Especial de Seleção.

No filme, Regina Casé vive Val, uma empregada doméstica que mora com seus patrões. Sua condição e seus direitos começam a ser questionados pela filha Jéssica (Camila Mardila), que deixa o nordeste e vai morar com a mãe em São Paulo para poder prestar vestibular.
Durante o anúncio, o crítico Rodrigo Fonseca, integrante da Comissão de Seleção, apontou que "o cinema autoral pode sim ser popular. E a Anna discute questões sociais por um retrato afetivo, fala sobre essa transformação do Brasil na era pós Lula, mostra esse rearranjo da classe média sem ser panfletário. Ele traz algo novo, mas sem fugir de uma tradição. É um passo a mais. Filmes como 'Casa Grande' e 'O Som ao Redor' também criaram condições para isso", declarou.
O cineasta Daniel Ribeiro, que em 2014 teve seu "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" selecionado, explicou que "é importante ser um filme com potencial para chamar atenção, porque os votantes da Academia não são obrigados a ver todos os indicados, somente uma porcentagem. Quanto mais elementos positivos, melhor". Ribeiro ainda apontou que "a concorrência é muito grande. E esse é um filme que tem cara de Brasil, não é uma história que possa se passar em qualquer lugar".
Bastante elogiado, inclusive pela imprensa estrangeira, "Que Horas Ela Volta?" chegou a ser cotado pelo site especializado "Indiewire" como forte candidato à uma indicação na categoria. Outras apostas são o francês "Dheepan", o mexicano "Gueros", o turco "Mustang" e o húngaro "Son of Saul".
Em sua carreira no exterior, "Que Horas Ela Volta?" já levou prêmios de atuação no Festival de Sundance, da crítica e do público na mostra Panorama do Festival de Berlim, e de melhor filme em Amsterdã, entre outros.
Também se inscreveram para concorrer à indicação os filmes "A História da Eternidade", de Camilo Cavalcante, "Alguém Qualquer", de Tristan Aronovich, "Campo de Jogo", de Eryc Rocha, "Casa Grande", de Felipe Barbosa, "Entrando numa Roubada", de André Moraes, "Estrada 47", de Vicente Ferraz, e "Estranhos", de Paulo Alcântara.
Nos últimos anos, os representantes brasileiros foram "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro (2015); "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho (2014); "O Palhaço", de Selton Mello (2013); "Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro", de José Padilha (2012); "Lula, o Filho do Brasil", de Fábio Barreto (2011); e "Salve Geral", de Sérgio Rezende (2010).
O último filme brasileiro a conseguir uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro foi "Central do Brasil", na edição de 1999, que também teve Fernanda Montenegro concorrendo na categoria de melhor atriz.
A lista de indicados ao Oscar 2016 será conhecida em 14 de janeiro. Antes, em dezembro, a Academia já divulga os finalistas de algumas categorias, incluindo a de filme estrangeiro.
Portal UOL