quinta-feira, 24 de setembro de 2015

LBV participa de reunião histórica na ONU

Entre 25 e 27 de setembro, mais de 160 líderes mundiais estarão presentes na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, na sede da ONU em Nova York, para adotar oficialmente novas metas globais, acordadas pelos 193 Estados-membros do organismo internacional. A Legião da Boa Vontade (LBV) foi convidada a integrar um grupo seleto de organizações da sociedade civil que participará da Cúpula, após fazer parte de um amplo processo que envolveu milhares de organizações.

Segundo as Nações Unidas, esta agenda servirá como plataforma de ação da comunidade internacional para o fim da pobreza extrema, o combate à desigualdade e injustiça e a correção das mudanças climáticas.

Concluída em 2 de agosto, a nova agenda para os próximos 15 anos é intitulada “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, contendo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes.


LBV Em oportunidade histórica, a Legião da Boa Vontade foi uma das organizações selecionadas para participar da Cúpula, entre milhares de outras da sociedade civil de todo o mundo. A Instituição foi reconhecida pela sua relevância internacional no tema do combate à pobreza e pelo seu envolvimento e importantes contribuições nos processos preparatórios para a formulação da agenda de desenvolvimento pós-2015.


A LBV participará de um dos seis painéis temáticos que integram a programação oficial sobre combate à pobreza. Na oportunidade, apresentará mensagem contida na revista BOA VONTADE Desenvolvimento Sustentável 2015, publicada em espanhol, francês, inglês e português. No editorial “Altruísmo — uma revolução”, o diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, declarou: “Quando mais o ameaça a violência, o desenvolvimento de um povo não pode prescindir do espírito filantrópico, portanto, humanitário, aliado ao de íntegra justiça e competente gestão” (leia a publicação na íntegra em: boavontade.com/revista-digital).


LBV e ONU
A Legião da Boa Vontade é uma organização da sociedade civil com status consultivo geral no Conselho Econômico e Social (Ecosoc) das Nações Unidas, desde 1999, e associada ao Departamento de Informação Pública (DPI) da ONU, desde 1994. Essa condição permite à LBV participar e contribuir com os debates da ONU sobre importantes temas. Desse modo, a Instituição tem fraternalmente apresentado recomendações quanto à implementação de políticas públicas e ações humanitárias internacionais.

Com informações da jornalista Vania Besse