quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Feira de Saberes e Sabores

Uma das praias mais badaladas de Pernambuco, Porto de Galinhas costuma receber um bom número de banhistas em qualquer época do ano. No próximo dia 25 de setembro, os moradores e frequentadores do balneário terão um atrativo a mais para vislumbrar. É que será realizada na localidade a Feira de Saberes e Sabores. A ideia é incentivar o consumo entre moradores e turistas e fomentar a comercialização de produtos mais saudáveis, produzidos e beneficiados de forma agroecológica por famílias agricultoras de Ipojuca e mais cinco municípios da Zona da Mata de Pernambuco.
Outro objetivo é dinamizar a produção de agricultores e agricultoras, especialmente mulheres e jovens, possibilitando geração de renda para as famílias envolvidas e produtos de qualidade para a população local. Além da comercialização, também estão previstas oficinas sobre agricultura familiar, alimentação saudável, dança circular e uma rodada de negócios, envolvendo gestores públicos, empresários do município e agricultores e agricultoras.
A lista de produtos é bem ampla. Ao todo, serão 40 barracas, onde estarão expostos produtos de mais de 50 famílias, sendo 20 apenas de Ipojuca e as 30 divididas em Sirinhaém, Tamandaré, Ribeirão, Rio Formoso e Palmares. Serão vendidos licores, polpas de frutas, doces, pasteis, hambúrgueres vegetarianos, mel, pães de macaxeira, abóbora, feijão verde, ovos caipira, macaxeira crua e pré-cozida e uma grande diversidade de frutas e hortaliças in natura, além de dos tradicionais beju, tapioca, bolo de goma e do caldo de cana.
A Feira de Saberes e Sabores faz parte do projeto Trabalho, Renda e Sustentabilidade no Campo, executado pelo Centro Sabiá com patrocínio da Petrobras, através de edital, e apoio da Prefeitura, através da Secretaria Especial de Agricultura e da Secretaria de Turismo e Cultura de Ipojuca, além do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado ao Governo do Estado.

Serviço
FEIRA DE SABERES E SABORES EM PORTO DE GALINHAS / IPOJUCA-PE
Data: 25.09.15 
Hora: a partir das 8h
Local: Rua Beijupirá – próximo a agência do banco do Brasil e ao restaurante Fiteiro

Secretaria de Imprensa de Ipojuca