sexta-feira, 29 de maio de 2015

Um milhão de mudas

Plantar 1 milhão de mudas até  2018,  foi o desafio lançado hoje pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares, durante evento realizado esta manhã, na rua da rua da Aurora, em comemoração ao Dia Nacional do Pau-Brasil e Dia da Mata Atlântica, celebrados neste mês de maio. O evento foi marcado pela doação de  mil mudas  de pau-brasil para a Prefeitura do Recife, que serão destinadas ao projeto de arborização de escolas e praças da capital pernambucana. O ato simbólico da entrega das mudas, produzidas pela própria Compesa, no viveiro florestal da Barragem de Pirapama, localizada no Cabo de Santo Agostinho, contou com a participação de Nilo Rocha, representante da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMSA)  e  da presidente da Fundação Nacional do Pau-Brasil (Funbrasil), Ana Cristina Roldão.
 
De acordo com o presidente Roberto Tavares, essa é uma marca que a Compesa quer deixar para os pernambucanos. “Espero que essa ação sirva de estímulo para que outras empresas assumam os mesmos compromissos para que tenhamos um meio ambiente melhor, as cidades mais arborizadas e uma vivência melhor com a natureza”, afirmou. 
 
Segundo o representante da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMSA), Nilo Rocha, as doações das mil mudas terão uma importância fundamental para a consolidação do projeto de arborização da cidade do Recife estabelecido pela atual gestão municipal. “O projeto estabelece o plantio de 100 mil árvores no decorrer dos quatro anos da gestão do prefeito Geraldo Julio”, falou Rocha.
 
Além de prestar um serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Compesa está focada nos cuidados com o meio ambiente. Atualmente, a companhia tem três viveiros florestais localizados nas Barragens de Pirapama e do Prata, no município de Bonito, e em Poção, no Agreste de Pernambuco. Os três produzem 300 mil mudas por ano que servem para os projetos de reflorestamento e compensação ambientais feitos pela Compesa. “Esse é um projeto que a gente valoriza e pretende expandir nossas sementeiras de Pau-Brasil em todo Estado”, disse Tavares. Para a presidente da Fundação Nacional do Pau-Brasil (Funbrasil), Ana Cristina Roldão, a iniciativa em incentivar o reflorestamento é extremamente importante. “Parabenizo a  Compesa pelo evento, uma vez que a destruição do habitat desta árvore vem sofrendo com o desmatamento.”

Imprensa Compesa