quarta-feira, 27 de maio de 2015

Seminário Energia e Meio Ambiente

Os interessados em participar do Seminário Energia e Meio Ambiente - Opções de Energias Renováveis, que será promovido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) no dia 5 de junho, devem enviar mensagem para o e-mailseminarioenergiaambiente2015@gmail.com, indicando nome, CPF, entidade ao qual estão ligados e e-mail.  Durante o evento, serãoabordado temas como Investimentos em Energias Renováveis no Estado, Energia Eólica, Energia Solar Voltaica e Energia de Biomassa. O evento está inserido na programação da Semana do Meio Ambiente 2015 e será realizado no Auditório Pelópidas Silveira, na sede do Itep, na Cidade Universitária. 
O seminário terá início às 8h30, logo após o credenciamento dos participantes. A abertura será feita pelo presidente do Itep, Frederico Montenegro. Às 9h, ocorrerá a palestra magna “Oportunidades de Investimentos em Energias Renováveis em Pernambuco”, com o superintendente de Energia da Chesf, engenheiro Murilo Pinto. A coordenadora da mesa será a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo. Haverá debates após a palestra. 
Às 10h45, será realizado o painel 1 “Energia Eólica – Desenvolvimento e Perspectivas no Nordeste”, com o professor Everaldo Feitosa, diretor da Eólica Energia, tendo como debatedores os engenheiros Paulo Ferreira, diretor da Aeroespacial, e Eduardo Jatobá, da Chesf. O coordenador da mesa será o diretor técnico-científico do Itep, Geraldo Eugênio. Após cada painel, haverá debates. 
Depois do intervalo para o almoço, o evento retorna às 14h, com o painel 2 “Energia Solar Fotovoltaica e Aquecimento Solar de Água: Dificuldades e Possibilidades”, com o deputado federal João Fernando Coutinho, membro titular da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, como palestrante. Os debatedores serão o professor Frederico Nunes, do Departamento de Eletrônica e Sistemas da UFPE, e o professor Heitor Scalambrini, do Núcleo de Engenharia do Centro Acadêmico do Agreste/UFPE. O coordenador da mesa será o presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Abraham Sicsu. 
O painel 3 “Energia de Biomassa: Projetos de Biogás em Desenvolvimento e Viabilidade Técnica e Econômica” contará com o professorJosé Fernando Jucá, do  Departamento de Engenharia Civil da UFPE como palestrante e com os professores Rômulo Menezes, do Departamento de Energia Nuclear da UFPE, e Sérgio Peres, chefe do Laboratório de Combustível e Energia da UPE, como debatedores. O gerente do Programa de Resíduos Sólidos do Itep, Bertrand Sampaio de Alencar, vai coordenar a mesa. Após debates deste painel, haverá o encerramento do evento.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco