quarta-feira, 6 de maio de 2015

Semana literária da LBV

A Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu, no mês de abril, uma série de atividades lúdicas, artísticas e literárias para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil. O projeto especial foi direcionado a meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!.


A semana literária foi aberta com uma oficina ministrada pela escritora Socorro Miranda. Na oportunidade, a visitante contou às crianças histórias educativas e lendas do folclore brasileiro que mostravam a importância de preservar o Meio Ambiente. “Nossas lendas e contos promovem o despertar à leitura e contribui para a consciência socioambiental. O folclore brasileiro é riquíssimo de histórias da floresta e de comportamento humano”, explicou.

A jornalista e contadora de histórias, Ilana Ventura, também participou da ação da LBV. 

Caracterizada de Chapeuzinho Vermelho, ela interagiu com a garotada e entoou, com o apoio dos pequenos, diversas músicas baseadas em conhecidas histórias infantis. O objetivo da iniciativa? Provar que a leitura pode ser incentivada de diferentes maneiras.


“Vim doar um pouquinho do meu trabalho e saio abastecida com tanto amor. A LBV está de parabéns pelo trabalho desenvolvido, principalmente o incentivo à leitura e às artes", destacou Ilana.


BRINCANDO DE AUTORES

Na LBV, o trabalho de promoção de leitura conta com várias estratégias lúdicas. E uma da maneira interessante encontrada pela Instituição para aproximar ainda mais seus atendidos do universo literário foi promover, durante a semana especial, uma oficina de criação de livros.

A proposta animou as crianças e os adolescentes, que não economizaram na criatividade para escreverem seus contos. Os mais desinibidos fizeram questão de ler a própria criação para os colegas e educadoras. “Gosto muito de ler e escrever. Minha história fala do amor aos meus colegas e do amor de Jesus para com todos nós”, afirmou a pequena Diana, 8 anos. Ela contou para a turma a história “A Menina e os Corações”.


Para fechar a semana literária, a escritora Bernadete Serpa também ministrou uma contação de histórias. De maneira lúdica e divertida, a Amiga de Boa Vontade trabalhou a imaginação e o senso crítico dos participantes. “A LBV faz um trabalho maravilhoso de incentivo à leitura, alimentação e o mais importante dá carinho e afeto a todas essas crianças. Contem sempre comigo. A LBV está de parabéns!", declarou.


No Recife, PE, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 — Boa Vista. Para outras informações, ligue: (81) 3413-8600.

Com informações da jornalista Vania Besse