sábado, 9 de maio de 2015

Mujica: "Lula jamais falou em mensalão"

Os jornalistas Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz afirmam no livro “Una oveja negra al poder” (Uma ovelha negra no poder) que, numa conversa com o ex-presidente do Uruguai José Mujica, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que "a única forma de governar o Brasil" era lidando com "muitas coisas imorais" e "chantagens".
Segundo o livro, recentemente lançado no Uruguai, a conversa foi presenciada pelo ex-vice-presidente uruguaio Danilo Astori e se deu semanas antes da posse de Mujica como presidente do país, em 2010.
No texto, antes de reproduzir o diálogo, os escritores relatam que, durante o mandato como presidente, Lula teve de enfrentar um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil, o mensalão.
De acordo com o que Mujica narrou – segundo os autores –, o ex-presidente brasileiro "viveu todo esse episódio com angústia e um pouco de culpa".
"Neste mundo, eu tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens", teria dito Lula a Mujica. "Essa era a única forma de governar o Brasil", afirmou, segundo o livro.
Questionado se Lula se referia especificamente ao mensalão ou a "coisas imorais" ao falar sobre "a única forma de governar o Brasil", um dos autores do livro respondeu por e-mail ao G1:
"Não, Lula estava falando sobre as 'coisas imorais' e não sobre o mensalão. O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é dificil governar o Brasil sem conviver com chantagens e 'coisas imorais'", escreveu Andrés Danza.
O Instituto Lula informou que não vai se manifestar sobre o livro. O G1 procurou nesta sexta-feira por telefone e por e-mail o gabinete do ex-presidente e atual senador José Mujica para saber se confirmava o teor das declarações atribuídas a ele pelo livro, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Danza, que enviou ao G1 o trecho do capítulo 9 no qual a conversa entre Lula e Mujica é relatada, afirmou que o livro será lançado no Brasil “em poucos dias”.
No texto, os escritores explicam o episódio do mensalão como “uma mensalidade que alguns parlamentares cobravam para aprovar os projetos mais importantes do Poder Executivo” e dizem que foi um dos maiores escândalos da história recente do Brasil. Escrevem, ainda, que até José Dirceu, “um dos principais assessores de Lula, terminou processado por esse caso”.
Os autores dizem que o Brasil é um país em que a corrupção está incorporada e que sempre foi dessa maneira, mesmo com alternância de partidos no poder. Dizem, ainda, que denúncias mancharam "todos os governos", incluindo os de Lula e Dilma, que tiveram de substituir diversos ministros.
Modelo
Mujica, de acordo com os jornalistas, sempre recorreu a Lula, “outro de seus grandes amigos”, para tratar de política internacional. “Ele foi um modelo, um de seus faróis”, relatam os jornalistas. Os autores dizem, ainda, que Lula é uma figura recorrente nas conversas com Mujica, que o admira profundamente.
Na obra, eles explicam que Mujica enxerga o Brasil como o país mais importante da América do Sul, com características de um continente. “Sua opinião é que deveria estar na vanguarda e liderar uma união regional”, dizem os autores.
Segundo os jornalistas, Mujica ficou sabendo que Dilma Rousseff seria a candidata muito antes do anúncio oficial e “entendeu perfeitamente a jogada”, segundo a qual Lula preferia ser o poder nas sombras e, depois do mensalão, não ficar exposto demais. Mujica avalia, segundo o livro, que Dilma é muito boa administradora e uma técnica melhor que Lula.
Entrevista - O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lula-jamais-falou-em-mensalao-nas-conversas-comigo,1684209 Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo" publicada neste sábado (8), o ex-presidente uruguaio José 'Pepe' Mujica diz nunca ter conversado sobre mensalão com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Lula jamais falou em mensalão nas conversas comigo. Uma vez me disse que, por ter uma minoria parlamentar, o chantageavam", relatou. 
 
Mujica explicou que as citações atribuídas ao ex-presidente brasileiro do livro "Una Oveja Negra al Poder" , que fala sobre governo do uruguaio, são falas relacionadas a troca de favores, de empregos nos Estados, de obras públicas. "Ele (Lula) me falou das pressões e das chantagens, pedidos ou exigências de governos e políticos locais para dar os votos que o governo precisava, em certa medida. Mas nada de dinheiro ou de corrupção", disse.
 
Sobre os movimentos que pedem pelo impeachment de Dilma, Mujica afirma que o Brasil tem 'meios muito poderosos' de multiplicar a pressão sobre os governos e atingir um governo civil sem usar a violência e que a presidente 'não tem o perfil de uma pessoa corruptível'. "Com toda a força do meu coração, mando minha solidariedade a Dilma. Tomei Lula como modelo, um progressista que nunca procurou a tensão. Agora vemos no País uma tensão que não é benéfica para o Brasil", finaliza.

Com informações do Portal G1 e do jornal O Tempo (MG)