quinta-feira, 14 de maio de 2015

Incubatep 2015

Na próxima sexta-feira (15), o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) vai lançar o Edital Incubatep 2015, oferecendo sete vagas para incubação e cinco vagas para pré-incubação na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Pernambuco (Incubatep). Esta é a primeira vez que o edital de seleção de projetos (disponível no site do Itep - http://www.itep.br/index.php/editais-abertos-incubadoras) para incubação da Incubatep seguirá os moldes Cerne (Sebrae/Anprotec) de gestão de incubadoras. 
O modelo Cerne, criado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), é um modelo de referência que identifica os sistemas, elementos e práticas-chave que uma incubadora deve implantar para gerar, sistematicamente, um número cada vez maior de empreendimentos inovadores de sucesso. Neste sentido, o modelo foi construído a partir de três níveis de abordagem: a empresa, o processo de incubação e a incubadora. 
Os interessados no processo de incubação poderão apresentar os projetos de 15 deste mês até o dia 15 de junho, via modelo eletrônico (http://www.itep.br/incubatepsis/). A taxa de inscrição é de R$ 70,00. Para orientar os futuros empreendedores (pessoas físicas ou jurídicas), a Incubatep vai promover, no dia 2 de junho, uma oficina de desenvolvimento de projetos para incubação e uma reunião para esclarecimentos básicos sobre o programa de incubação no dia 3 de junho. Os projetos serão avaliados nos dias 16 e 17 de junho, havendo apresentação oral dos projetos nos dias 18 e 19 de junho. A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 22 de junho. 
MODALIDADES - Em função do estágio de desenvolvimento do projeto apresentado, por decisão da Comissão de Avaliação, o empreendimento a ser incubado poderá ser enquadrado na modalidade de pré-incubação, desde que sejam identificadas as viabilidades técnica, mercadológica e financeira, bem como no que se refere aos indicadores de grau de inovação do empreendimento. A pré-incubação permite que o empreendimento permaneça incubado, em ambiente compartilhado, por um período de seis meses, tendo em vista a necessidade de avaliar a sua viabilidade, podendo o pré-incubado ser admitido na modalidade de incubação após a realização de uma nova avaliação técnica composta por uma banca interna. Na incubação, o projeto poderá utilizar sala individualizada por dois anos nas dependências do Itep.  
São áreas de atuação e maior interesse ao programa de incubação ofertado pelo Itep/Incubatep: Tecnologias Ambientais; Agronegócios; Tecnologias na área de Saúde (bioengenharia, engenharia médica); Engenharia de Alimentos/resíduos agrotóxicos; Energias alternativas; Eletroeletrônica; Mecatrônica;Metalmecânica; Design, prototipagem, modelagem;Engenharia Civil; Tecnologias da Informação e Comunicação relacionadas com as áreas de interesse deste edital; e Produtos/processos nas áreas de interesse dos novos empreendimentos em instalação em PE. 
Os objetivos do programa de incubação são: apoiar empreendedores no desenvolvimento de inovações e/ou estimular a agregação de valor ao empreendimento convencional, de forma que incorpore diferencial tecnológico em relação à concorrência, estimulando o surgimento de novos empreendimentos de base tecnológica em Pernambuco, associados a setores dinâmicos da economia, disseminando a cultura do empreendedorismo no Estado de Pernambuco, e criando mercado para o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas. 
Também estão inseridos entre os objetivos possibilitar uma maior aproximação entre o meio acadêmico e o empresarial através do estímulo ao surgimento de spin-offs acadêmicos e aos processos de transferência de tecnologia; apoiar e incentivar o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços de alto valor agregado, relevantes para o desenvolvimento sustentável do Estado de Pernambuco; e estimular o conhecimento da C&T, com o objetivo de desenvolver ou aperfeiçoar produtos, processos, sistemas ou serviços visando o interesse empresarial ou social. 
Aos incubados são oferecidos os serviços de assessorias técnicas de projetos, planejamento, negócios, comunicação, comercialização, design, marcas e patentes; capacitação através de cursos; consultorias específicas; participação em eventos; e material promocional.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco