sábado, 23 de maio de 2015

Dia do Café

Produtores, baristas, empresários e especialistas em cafés especiais produzidos em oito estados participam na próxima terça-feira (26) de um evento para celebrar o Dia Nacional do Café, data comemorada em 24 de maio em alusão ao início da colheita do grão. O objetivo do evento é discutir as oportunidades de negócios para produtores de pequeno porte e as estratégias do Sebrae para apoiar o setor.
Em 2014, 44 produtores nacionais indicados pelo Sebrae foram premiados na Cup of Excellence, que reuniu 700 produtores de todo o mundo em duas etapas realizadas no Brasil. “Parte desse resultado se deve ao trabalho da instituição junto a produtores de pequeno porte para incentivar a produção, a comercialização e a promoção de produtos com maior valor agregado”, diz o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
Orientado pelo Sebrae, um cafeicultor chegou a vender uma saca do grão de alta qualidade por cerca de R$ 9 mil para uma empresa norte-americana, enquanto que o valor de mercado para o produto gira em torno de R$ 800. “O Starbucks Café comprou 17 sacas do meu produto pela qualidade que consegui”, afirma Sebastião Afonso da Silva, da cooperativa Cocarive, de Minas Gerais, que estará no evento promovido pelo Sebrae.
Durante todo o dia haverá degustação de cafés de Minas Gerais (Serra da Mantiqueira e Cerrado Mineiro), Paraná (Norte Pioneiro), São Paulo (Alta Mogiana), Ceará, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rondônia. Pela manhã está prevista oficina de degustação com José Antônio Rezende, Q-grader e  proprietário da Torrefadora Mundo Novo Cafés Especiais.
A partir das 14h será realizado um talk show sobre A importância da Denominação de Origem para Regiões Produtas de Café. Participam do painel engenheiro agrônomo Juliano Tarabal, superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, e o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), Nathan Herszkowicz, um dos responsáveis pelo programa Cafés Sustentáveis do Brasil.
Dr. Luiz Antônio Machado Cesar, professor de Cardiologia da USP, falará sobre o Projeto Café e Coração e os benefícios do consumo da bebida para prevenir doenças. A programação traz também a participação do Presidente do Grupo 3 Corações, Pedro de Alcântara  Lima, e do Proprietário da Lucca Café, de Curitiba, Luiz Otávio Franco de Souza.
O vencedor do Cup of Excellence 2014 para cafés naturais com nota 95,18 pontos, o produtor mineiro Sebastião Afonso da Silva, também vai estar presente para falar sobre sua experiência no ramo.
Veja abaixo dados do setor de cafeicultura:
- Dos 390 mil produtores, 80% representam pequenas propriedades.
- 1.900 municípios envolvidos em 14 estados da federação.
- 2,32 milhões de hectares de área plantada.
- Atividade emprega 40 mil pessoas.
- O café está presente em 98,2% dos lares brasileiros.
- Consumo cresceu 9,1% no Nordeste, 8,8% no Sul e 7,7% no Centro-Oeste.
- Estima-se haver 3,5 mil cafeterias no país.
- Somando a panificadoras e padarias, este número chega a 10 mil.
- País possui mais de 1,2 mil baristas e Q-graders (degustadores)


Dia Nacional do Café
Terça-feira (26.5), das 14 às 18h
Sebrae Nacional – SGAS 605
Conjunto A – Asa Sul, Brasília

Agência Sebrae de Notícias