quinta-feira, 30 de abril de 2015

Plenária da Força Sindical

A Força Sindical de Pernambuco reuniu na manhã desta quinta-feira (30) muitos trabalhadores em uma plenária que abordou temas de interesse da classe. O evento, com foco no Dia do Trabalhador, aconteceu no auditório da Sede da Central, no Recife, e contou com a participação do DIEESE, da Previdência Social e de representantes dos sindicatos do estado.
A mesa da plenária foi composta pelo Presidente da Força Sindical de Pernambuco, Rinaldo Júnior,  pelo o secretário geral da Força Sindical - PE, Jefserson Santos, o assessor jurídico do Sindicato dos Aposentados de Pernambuco, Ney Araújo, o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores, Israel Torres, além da supervisora técnica do DIEESE de Pernambuco, Jaqueline Natal e da representante do PEP (Programa de Educação Previdenciária), Lindinalva Amorim.
A abertura do evento foi feita pelo presidente da Força Sindical - PE, Rinaldo Júnior, que trouxe aos trabalhadores uma reflexão sobre o Dia 1º de maio. Logo após, Jaqueline Natal (DIEESE) explorou os dados recentes da instituição e compartilhou com os trabalhadores assuntos como o cenário econômico atual, a conjuntura internacional, a instabilidade política no mundo, a taxa de juros e de câmbio no Brasil, a evolução de emprego formal, além de fazer um comparativo com a inflação de 2014 e de 2015.
Em seguida, Lindinalva Amorim (PEP) apresentou aos trabalhadores as mudanças da Legislação Previdenciária, além de outros assuntos que estão relacionados à vida do trabalhador, como a contribuição previdenciária, o fator previdenciário, os benefícios programados e os não programados e os serviços da Previdência Social, como a Central 135 e a Ouvidoria. Na ocasião, muitos trabalhadores aproveitaram o momento para tirar dúvidas sobre diversos assuntos da Previdência.
Para Renon Vieira, representante do Sindicato de Auto Escolas, o evento é de grande importância para os trabalhadores. "Essa plenária é necessária para todas as categorias, é importante estarmos sempre atualizados e com isso, disseminarmos a informação para todos os nossos colegas de trabalho, pois muitos não têm acesso a essas informações", contou Renon.
Israel Torres, da Nova Central de Trabalhadores, afirmou que a plenária é muito positiva, apesar dos trabalhadores não terem nada para comemorar neste 1º de maio. "Temos a questão da Terceirização no Senado, as medidas provisórias 664, 665 que contraria o trabalhador. Temos que partir para a luta e nós estamos junto com a Força Sindical de Pernambuco. As palestras de hoje foram muito esclarecedoras e fundamentais", declarou Torres.
"Acho que qualquer meio de levar ao trabalhador informações sobre seus direitos é um espaço que deve ser privilegiado. A previdência está presente na vida de todo o cidadão e é fundamental o reconhecimento dos direitos, disseminação das informações previdenciárias", informou Lindinalva Amorim, do PEP.
 Segundo Jaqueline Natal, o Dia 1º de Maio é um dia de luta para os trabalhores do País. "A conjuntura econômica no momento se torna adversa da ação sindical, com a redução do crescimento da economia, a possibilidade de aumento da taxa de desemprego, a inflação um pouco mais alta do que nos períodos anteriores, principalmente para os trabalhores de baixa renda", ressaltou Natal.
De acordo com Natal, esses são elementos importantes para a luta dos trabalhadores.” É fundamental a mobilização da classe trabalhadora, para garantir nossos direitos, garantir que continuemos crescendo, gerando emprego e renda, distribuindo esta renda que é gerada na economia," completou.
No final, Rinaldo Júnior agradeceu a todos que compareceram à plenária e destacou a importância da participação dos trabalhadores. "Tivemos uma manhã de conhecimento sobre vários assuntos, voltados à classe trabalhadora, como a luta pelo fim do Fator Previdenciário. Nossa chamada este ano - Dia do Trabalhador: Nada a Comemorar! - reflete sobre o momento em que o trabalhador precisa ir para a rua lutar pelos seus direitos, não podemos pagar o preço da corrupção do País", defendeu Rinaldo.