segunda-feira, 27 de abril de 2015

Morre o "Camelô do Cinema"

O cineasta Simião Martiniano morreu na manhã desta segunda-feira, no Recife, aos 82 anos. Ele estava internado na Santa Casa de Misericórdia desde o começo do mês por conta de um câncer no esôfago em estágio avançado.

Autor de filmes de baixo orçamento, entre eles "O herói Trancado" (1989) e "A moça e o rapaz valente" (1999), Martiniano chegou a ser apelidado de "Ed Wood do Nordeste", em referência ao cultuado diretor "trash" cuja vida foi retratada no filme homônimo de Tim Burton, de 1994.

Nascido em Alagoas — mas radicado em Pernambuco ainda na década de 1950 —, Martiniano frequentemente explorava em suas obras faroestes ambientados no Nordeste. Ele foi tema do documentário "Simião Martiniano, o camelô do cinema" (1998), de Clara Angélica e Hilton Lacerda. O título do filme foi inspirado no fato de Martiniano ter trabalhado como comerciante informal no Centro do Recife.

No Facebook, o cineasta recifense Kleber Mendonça Filho, de "O som ao redor", compartilhou uma foto de Martiniano com a legenda: "Ação, sopapo, traição".

Jornal O Globo