terça-feira, 14 de abril de 2015

Meninos do Ipojuca

“Uma grande transformação de vida em tão pouco tempo”. É com essa frase que os 97 alunos da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca avaliam os sete meses de atividades e experiências únicas no projeto. A rotina dos jovens inclui, nos horários da manhã e tarde, aulas de teoria musical e de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), reforço escolar, informática, além de atendimento psicológico e pedagógico e três refeições diárias, tudo oferecido  pela Prefeitura do Ipojuca, através da Secretária de Juventude e Esportes (Sejuve).
A operadora de caixa, Rosilda Marques destaca que o filho Herllon Cleyderman, de 17 anos, não desgruda do violino, todo o tempo é dedicado ao instrumento e aos estudos. “Mesmo com as horas programadas para o ensaio e aprendizado do violino, meu filho não deixou os estudos de lado, as notas continuam boas e depois da Orquestra, se tornou um rapaz mais interessado e com foco na música. Nossa vida mudou pra melhor”, reforça a mãe.
O jovem comunga da mesma opinião da mãe. “Tenho pouco tempo, mas sei administrar a rotina e dividir melhor os horários, o que antes não sabia. Estou muito empenhado e quero fazer universidade de Música e ser professor”, ressalta Cleyderman.  A mãe de Denize Gabriele, 17, lembra que a filha, desde que iniciou com os estudos do contrabaixo, em setembro passado, está mais calma e concentrada. “Antes do projeto minha garota era estressada e nervosa, hoje a dedicação é total para a Orquestra, e também melhorou no aprendizado do colégio”, comenta feliz a dona de casa, Ana Ilza Maria. 
Todos os familiares festejam a chegada dos “Meninos do Ipojuca”, segundo Amauriza da Silva, mãe de Milena Daniele, de apenas 11 anos, foi uma transformação geral na vida dos jovens e familiares. “Antes minha filha era viciada em novelas, não tinha atividades  e com a chegada da Orquestra em Camela, hoje vou trabalhar tranquila e quando retorno para casa só tenho alegria em ver minha menina tocando viola , é muita emoção. Só tenho a agradecer a Prefeitura do Ipojuca”, disse emocionada.
O regente e coordenador pedagógico da Orquestra, Márcio Pereira, destaca que o método Suzuki de estudo, aplicado na Orquestra tem o foco no aluno, pai e professor e que o apoio da família é fundamental para o aprendizado do aluno. “Aqui existe um envolvimento total dos pais com os filhos, nossos alunos nos respeitam e o estudo é prioridade. Quando eles deixam a sede seguem para suas casas e não ficam mais nas ruas ociosos, isso é uma recompensa enorme para um professor, destaca Pereira.
Secretaria de Imprensa de Ipojuca