terça-feira, 14 de abril de 2015

Greve geral contra PL 4330



Metroviários, rodoviários, bancários, professores e servidores da Prefeitura do Recife e do Tribunal de Justiça de Pernambuco decidiram aderir à paralisação geral, nesta quarta-feira (15). A greve, convocada pela Central Única dos Trabalhados (CUT), é um protesto contra a aprovação do projeto de lei 4330/04, que legaliza a terceirização em todos os postos da cadeia produtiva.

No estado, o metrô não funcionará durante todo o dia, a partir da 0h. De acordo com Genildo Pereira, assessor de comunicação do Sindicato dos Rodoviários, a categoria definiu em assembleia pela participação na greve. Entretanto, o grupo não definiu horário para começo ou fim da suspensão do serviço. Apesar do posicionamento dos sindicatos, o MetroRec e o Grande Recife Consórcio de Transporte negaram a possibilidade de greve dos serviços.

Os bancários de Pernambuco aprovaram, na noite desta terça-feira (14), uma paralisação de 24 horas. De acordo com representantes do sindicato da categoria, a ideia é suspender o atendimento no maior número de agências. Hoje, o estado conta com 610 unidades. São aproximadamente 12 mil trabalhadores. O sindicato programou um ato em frente ao Banco do Brasil da Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, entre 10h e 12h.

A CUT Pernambuco ainda convocou uma manifestação, às 14h, em frente a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. O grupo sairá em passeata até os portões do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no centro do Recife.

Órgãos Públicos - A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira, 14, uma mudança no projeto de lei que regulamenta a terceirização no País (PL 4.330/2004) retirando do texto-base a autorização para que empresas públicas e de economia mista - como Petrobras, Caixa e Banco do Brasil - possam contratar terceirizadas.

A permissão estava no primeiro artigo do texto-base aprovado na semana passada, que foi retirada após a apresentação de emenda pelo PSDB. A supressão da autorização para que a administração pública e empresas mistas contratem empresas terceirizadas foi aprovada por 360 votos, contra 47 votos pela manutenção da regra e quatro abstenções.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que a Casa Civil e a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), agora sob comando do vice-presidente Michel Temer, orientaram a liberação do voto. Isto favoreceu a supressão sugerida pela bancada tucana. Todas as bancadas ou votaram com o PSDB ou liberaram seus deputados a votar como quisessem - incluindo o PT.

Guimarães não soube explicar por que o governo orientou pela derrubada da terceirização em empresas mistas - somente a Petrobras tem cerca de 300 mil trabalhadores terceirizados, indicou o líder.

Com informações do Diario de Pernambuco e do jornal A Tribuna (Santos/SP)