segunda-feira, 27 de abril de 2015

Chuvas matam 12 em Salvador


Pelo menos 12 pessoas morreram vítimas de deslizamentos de terra causados por uma forte chuva que atingiu Salvador na madrugada e manhã desta segunda-feira, 27.
    Os incidentes aconteceram em regiões pobres da cidade: as comunidades de Barro Branco, na Avenida San Martin, onde morreram sete pessoas, e do Marotinho, no bairro de Bom Juá, onde foram registradas outras cinco mortes. Segundo o Corpo de Bombeiros, no entanto, o número de vítimas pode ser ainda maior.
    Esta é a segunda tragédia do tipo na localidade de Barro Branco. Há 19 anos, outro deslizamento deixou 13 mortos e cerca de 300 desabrigados.     Desta vez, a terra desmoronou de uma encosta de cerca de 40 metros, provocando um rastro de destruição, além do risco de novos deslizamentos. Um jovem de 16 anos permaneceu sob os escombros de uma laje por cerca de oito horas, com apenas parte da cabeça de fora. Ele foi retirado com vida.
    Alguns moradores conseguiram se salvar com a ajuda de vizinhos e do Corpo de Bombeiros. Em entrevista no final da manhã, o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto disse que essa já é considerada uma das chuvas mais fortes dos últimos 20 anos em Salvador. A presidente Dilma Rousseff telefonou para o governador da Bahia, Rui Costa, e para o prefeito, colocando o Exército à disposição para ajudar no resgate das vítimas. Está prevista uma visita do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, à cidade, nesta terça-feira, 28. 


Ansa Brasil