quarta-feira, 4 de março de 2015

Prefeitura planeja reduzir feira do Bom Jesus

A Feira do Bom Jesus vai ter que reduzir de tamanho por conta de decisão da Prefeitura do Recife em delimitar o espaço de realização do evento, que ocorre há mais de dez anos aos domingos, no Bairro do Recife. Atualmente, cerca de 200 barracas se espalham nas ruas do Bom Jesus, Domingos José Martins e em torno da Praça do Arsenal. A partir de domingo (8), a feira deverá ser montada apenas na Rua do Bom Jesus, no trecho entre a Avenida Barbosa Lima e a Rua Barão Rodrigues Mendes, onde cerca de 100 artesãos poderão trabalhar. A medida está gerando revolta nos profissionais que atuam no local.

De acordo com a artesã Marcela Almeida, 28 anos, a decisão do governo municipal pegou a todos de surpresa, já que não houve a divulgação prévia entre os trabalhadores. "Só ficamos sabendo porque chegou um ofício para a dona da empresa que monta a feira, dizendo que ela seria relocada, e não há espaço para todo mundo. Ninguém da Prefeitura foi conversar com a gente, então estamos sem saber o que realmente vai acontecer. Mas certamente isso vai prejudicar a maior parte dos artesãos, pois temos clientes fiéis, que já sabem onde ficam nossas barracas e vão direto lá", reclamou.

Marcela Almeida produz bolsas com disco de vinil e expõe há cinco anos na feira. "Eu, por exemplo, faço contato com os clientes na semana inteira, mas eles vão comprar no domingo, na Feirinha do Bom Jesus", disse. A redução do espaço também preocupa a artesã Paula Valéria, 32 anos, que tem como renda principal os cintos que produz e vende no local, há três anos. "Ainda não sabemos para onde vamos, mas acho que qualquer mudança vai nos prejudicar. A feirinha acontece ali há 16 anos, somos 200 artesãos, vivemos do artesanato. A Prefeitura deveria se aliar a nós, ver que somos artesãos e estamos ali para divulgar nosso trabalho. Deveriam fazer algo para melhorar a feira e não retirá-la", lamentou.

Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) informou que a readequação é necessária "diante das transformações vividas pelo bairro, que agora recebe sistematicamente grandiosos projetos públicos, como o Recife Antigo de Coração e a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, além de sediar importantes equipamentos culturais, como o Paço do Frevo e o Cais do Sertão". A nota ainda diz que a reestruturação da feira vem sendo discutida com a organizadora e administradora da feira, Tereza Lucena, e órgãos que formam o grupo gestor do Bairro do Recife - CTTU, Emlurb, Guarda Municipal, secretarias de Turismo e Lazer, Desenvolvimento Econômico, Mobilidade e Controle Urbano.

A Semoc explicou que a escolha das barracas que permanecerão na Rua do Bom Jesus é de responsabilidade da administração da feira, já que os artesãos não são cadastrados pela Prefeitura. Também em nota, o órgão informou que houve, na tarde desta quarta-feira (4), uma reunião com alguns artesãos e ficou acertado que a medida será novamente analisada, em encontro a ser realizado nesta quinta-feira (4), com o grupo gestor do Bairro do Recife.

Portal G1