quinta-feira, 19 de março de 2015

Prefeitura amiga da Mulher

Ipojuca figura entre as cidades vencedoras do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres - 2015, concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O município recebe a comenda por promover com excelência políticas públicas para a população feminina, conquistando o primeiro lugar entre as concorrentes da Região Metropolitana do Recife. A cerimônia de entrega da honraria será em Sessão Solene no próximo dia 31 de março, às 18h, na Casa Joaquim Nabuco.
A gestão do prefeito Carlos Santana venceu não apenas por cumprir os normativos legais que estabelecem as políticas específicas para as mulheres, mas por desenvolver um conjunto de experiências inovadoras no setor.
Entre as ações que influenciaram na escolha do município, estão a criação do primeiro Núcleo Municipal de Prevenção ao Tráfico de Mulheres do Brasil, a Ouvidoria da Mulher e o Centro de Referência para as Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Sexista Dona Amarina. 
A cidade ainda se notabilizou pela criação do programa de rádio “A Voz da Mulher”, que orienta e informa sobre ações e serviços voltados para a população feminina, todas as segundas e terças em duas rádios ipojucanas. A secretária da Mulher do Ipojuca, Dora Pires, comemora a conquista. “Estamos felizes pelo reconhecimento por parte do poder legislativo estadual. Esse prêmio nos motiva a realizar cada vez mais”, afirma.
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura do Ipojuca foi indicado pelo deputado Miguel Coelho (PSB). Para o parlamentar, a escolha além de merecida, pode ajudar a incentivar outras gestões. “Ipojuca faz um trabalho exemplar e merece a premiação. A prefeitura criou uma secretaria Especial da Mulher e vem desenvolvendo programas de referências estadual e nacional na igualdade de gênero”, destaca Miguel.
Além do Ipojuca, representando a Região Metropolitana do Recife, as cidades de Barreiros, Garanhuns e Serra Talhada foram contempladas representando, respectivamente, a Zona da Mata, o Agreste e o Sertão.
O Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres foi criado em novembro de 2013 com o objetivo de agraciar anualmente os municípios do Estado de Pernambuco que desenvolvem políticas públicas em favor das mulheres. Para a concessão da honraria, são avaliados o quantitativo de cargos públicos ocupados por mulheres e a execução de projetos e ações voltados para a melhoria do atendimento à saúde da mulher, o enfrentamento da violência contra a mulher, a erradicação do analfabetismo e elevação da escolaridade e a qualificação profissional da mulher. Somente podem ser indicadas cidades que possuem organismo de políticas para as mulheres.
Secretaria de Imprensa de Ipojuca