quinta-feira, 19 de março de 2015

Parque pedagógico pode virar condomínio

Com o objetivo de debater o Espaço do Saber, um parque pedagógico, em Aldeia, Camaragibe, região metropolitana do Recife, houve uma Audiência Pública, no Auditório da Prefeitura de Camaragibe, às 14h. O projeto original propunha um ambiente com 8 hectares, voltado para atividades interdisciplinares, para realização de atividades com alunos da rede pública, privada e de universidades para colocar em prática as teorias vistas em sala de aula. A gestão passada não finalizou o projeto e a atual abandonou, gerando especulações, como a construção de um  ou de um parque comum. É nesse sentido que versa a audiência que será realizada hoje. 
O Espaço seria formado por trilhas com cerca de 1.800 metros direcionadas a educação vivenciada, funcionaria todos os dias, através de agendamentos das escolas. As trilhas seriam voltadas para seguimentos da ciência como: ecologia; matemática; lógica; física; geografia; história e cultura. Na caminhada das trilhas os estudantes iriam observar e interagir com experimentos ligados ao conhecimento de cada ciência, de forma que vivencie no percurso o conhecimento teórico de sala de aula. Além das trilhas, o Espaço do Saber também contaria com o apoio da brigada ambiental e patrimonial da região. Bem como, três memoriais ligados a flora e fauna da região. É importante destacar que o Espaço do Saber, não se trata apenas de um parque, mas um espaço importante e de grande possibilidade de recuperar com a participação dos estudantes e moradores, a educação ambiental de um manancial (considerado pelo Decreto Estadual 34.692/10 Área de Preservação Ambiental – APA ALDEIA -BEBERIBE) que há várias décadas, precisava ser resgatado.

Histórico:
            De acordo com a Ordem de Serviço de N° 17/2012, o município de Camaragibe, através do contrato de n° 045/2012, autorizou em 27 de abril de 2012, a Construtora Carajás a iniciar os serviços de construção do Espaço Saber – Aldeia – Camaragibe – PE. Sendo o valor do contrato firmado em R$ 1.498.075,99 (hum milhão, quatrocentos e noventa e oito mil, setenta e cinco reais e noventa e nove centavos), com prazo de execução de 150 dias. 
            No entanto, apesar da definição do prazo para início e conclusão dos serviços de construção o Espaço Saber permanece inconcluso, já contabilizando 32 meses desde a data de assinatura do referido contrato. Considerando as informações do cronograma físico-financeiro da Secretaria de Infraestrutura e o boletim de medições concernente ao referido equipamento é sabido que até o presente momento os gastos com os serviços já realizados somam o valor de R$ 923.980,68 (novecentos e vinte e três mil, novecentos e oitenta reais e sessenta e oito centavos), perfazendo o percentual de aproximadamente 62% do valor total do contrato.
             Por meio de alegações informais a Prefeitura Municipal de Camaragibe, na gestão do prefeito Jorge Alexandre, tem atribuído o atraso na conclusão dos serviços de construção do Espaço Saber a discordâncias sobre a planta original do projeto, como também a sua utilização – no intuito de que o novo equipamento possa ser utilizado pela população das comunidades do entorno e desenvolva funções de lazer e esporte além das pedagógicas anteriormente pensadas.
            Desta maneira, segundo a compreensão dos agentes públicos da Prefeitura Municipal de Camaragibe, existiria para a conclusão do citado equipamento um impasse legal, uma vez, que o recurso para a construção do Espaço Saber deve-se ao repasse financeiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB e, sendo assim, este recurso não financiaria projetos que extrapolem a esfera educacional.