segunda-feira, 23 de março de 2015

Novas regras do FIES

Fies já registrou, até a última sexta-feira (20), mais de 196 mil solicitações de novos contratos no sistema. Os estudantes que solicitaram as vagas deverão validar as suas informações nas respectivas instituições de ensino e contratar o financiamento com o banco. Os alunos têm até o dia 30 de abril para solicitar novos financiamentos e renovar contratos.

As novas regras do programa, estabelecidas em 2014, entrarão em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 30 de março de 2015. As novas normas determinam um mínimo de 450 pontos na média das provas do Enem, além de nota maior que zero na redação como critérios para o candidato obter o financiamento. 
Segundo o MEC, não há um número limite de novas vagas para o Fies, mas sim um limite financeiro para contratações. O Ministério ainda afirma que, além dos novos contratos, todas as renovações também serão garantidas. Nas novas adesões, estão sendo priorizados os cursos com pontuação máxima dada pelo MEC (nota 5). 
Sobre o Fies
O Fies cobre a mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superiora juros de 3,4% ao anoOs estudantes só começam a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. Atualmente, o programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituiçõesNesta edição, o programa registrou um pico no sistema de 57 mil acessos simultâneos.
Universia Brasil