sábado, 21 de março de 2015

Combate à discriminação racial é tema de evento no Recife

Comemorado neste sábado (21), o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial tem uma programação especial no Recife. Evento organizado pela Rede de Povos e Comunidades Tradicionais, no bairro de Santo Amaro, realiza apresentações culturais e também debates sobre a luta pela igualdade racial. As atividades aconteceram até o início desta tarde.

A primeira parte do evento foi dedicada a apresentações de afoxé e rodas de capoeira, entre outras expressões populares. O segundo momento foi destinado para o debate. Representando a Comissão Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, Tata Raimundo Konmannanjy, que também é presidente da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu, da Bahia, participou de conversa sobre práticas atuais de luta por igualdade e políticas de reparação racial. Além dele, a bancada teve a presença de Miguel Cruz, que é coordenador nacional de organização do Movimento Negro Unificado.

O evento deste sábado também marca a inauguração oficial da sede do Movimento Rede, que está instalada no bairro de Santo Amaro, na Rua Dom Manoel Pereira, nº 120, e pretende se firmar como um espaço de debates, formação cultural e organização política em torno das bandeiras de luta dos povos e comunidades tradicionais em Pernambuco.


Portal G1