quarta-feira, 25 de março de 2015

Bombas de esgoto chegam a Noronha

Após três dias tentando embarcar em um voo comercial com destino a Fernando de Noronha, técnicos da Compesa conseguiram seguir na tarde de hoje em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com as bombas do sistema de esgoto da ilha que apresentaram defeito. 

A equipe chegou ao arquipélago no início da noite. Os equipamentos, que passaram por manutenção no Recife, serão instalados ainda hoje na estação elevatória de Noronha, resolvendo assim a questão do extravasamento na Praia do Cachorro. 

O diretor regional Metropolitano da Compesa, Fernando Lôbo, não conseguiu embarcar para a ilha como pretendia ontem, mas acompanhou o processo de embarque das bombas na Base Aérea da Aeronáutica. “Iremos iniciar ainda hoje a montagem dos equipamentos. A previsão é que todo o serviço seja concluído até o final da noite ou no máximo amanhã pela manhã”, explica o diretor.

O extravasamento de esgoto na Praia do Cachorro ocorreu após as bombas da estação elevatória apresentarem problemas elétricos e mecânicos. O sistema de tratamento da ilha opera com quatro bombas, sendo duas delas reserva. Segundo Fernando Lôbo, as bombas reservas instaladas na sexta-feira e no sábado apresentaram defeito. 

Após a instalação dos conjuntos de bombas na estação elevatória, a Compesa irá realizar a despoluição do trecho onde ocorreu o extravasamento. Esta unidade bombeia 12 litros por segundo para a estação de tratamento, com dois conjuntos de bombas funcionando simultaneamente.

O translado dos equipamentos em uma aeronave da FAB é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Força Aérea Brasileira e a administração do arquipélago de Fernando de Noronha.

Imprensa Compesa