quinta-feira, 12 de março de 2015

Aniversariantes do 12 de março fazem desejos para Recife e Olinda

Recife e Olinda completam 478 e 480 anos, respectivamente, nesta quinta-feira. Para alguns moradores das duas cidades, que também fazem aniversário neste 12 de março, a festa em dose dupla vem recheada de desejos. Enquanto uns aproveitam para pedir um trânsito menos caótico, com transporte público de qualidade, outros esperam mais segurança e melhorias na educação para ter uma comemoração completa no futuro.

A psicóloga Ilkênia Maranhão é uma das aniversariantes do dia 12 de março, completando 24 anos. Nascida no Recife, ela tem o coração dividido entre as duas cidades. "Gosto muito de ir para o Recife Antigo com a família toda, passar a tarde, ficar na Feirinha do Bom Jesus, aproveitar os teatros. Gosto muito também do Sítio Histórico de Olinda e das praias. Foi no Alto da Sé que descobri o meu amor, meu marido. Cada uma delas referenda muita coisa para mim", conta.

Ela ressalta que a relação com Olinda começou muito antes do encontro com o marido, há três anos. A família há muitos anos participa de agremiações carnavalescas da cidade. "A gente sempre foi de carnaval. A maioria dos eventos que a gente ia era em Olinda. Meu pai ficou sabendo que tinha a comemoração do bolo de Olinda e meio que virou uma tradição da nossa família ir à cidade no dia do meu aniversário comer o bolo lá. Vou desde pequena comer o bolo de Olinda", explica Ilkênia.
Para as duas cidades, Ilkênia deseja que a ligação que existe entre elas permaneça sempre forte. "Eu desejo que as duas, de maneiras distintas, continuem tendo grande importância na vida de cada pernambucano. Que esse elo nunca se perca, uma tem muito da outra. Não é Recife a mais importante porque é central, ou Olinda mais importante porque é cultural, as duas são igualmente importantes", aponta.
O administrador Carlos Eduardo Agabes nasceu no Recife, mas se considera olindense, tendo uma proximidade maior com a cidade patrimônio do que com a capital. "Achava legal [fazer aniversário em 12 de março] desde criança, sempre tinha um dia de festa, não tinha aula também", brinca, destacando que se sente honrado de cumprir ano junto com as duas cidades. "Nascer no mesmo dia ressalta ainda mais o valor que as duas cidades têm pra mim. Admiro a beleza e a cultura das duas, sou um pernambucano fiel aos meus costumes", conta Carlos Eduardo, que completa 24 anos agora e passou uma temporada na Espanha.
A distância faz com que Carlos Eduardo tente aproveitar ao máximo as duas cidades sempre que vem ao estado. "Eu adoro o carnaval e as praias", entrega o administrador, que vai passar o primeiro aniversário longe do Recife e Olinda, aproveitando para fazer um desejo especial para ambas. "Mais segurança, educação, melhoria no trânsito e cidades visualmente mais limpas".
Desejo parecido tem a empresária recifense Bruna Távora, que completa 27 anos nesse dia 12. "Quero um trânsito melhor. Eu sonho com metrô no Recife que te leve mesmo para os lugares. O transporte público não atende, aí você vai de carro para os lugares e está sempre muito trânsito. Você às vezes fica estressada", afirma.
Bruna achava "feliz" fazer aniversário junto com a cidade natal, mas com a idade foi se atentando mais para os problemas da capital pernambucana. "O que mais amo no Recife é a praia, embora tenha tubarão. Praia para mim é fundamental. Eu gosto de morar em Recife, mas acho que tem muito problema. O bom daqui é que eu conheço tudo das pessoas, dos lugares que quero ir", diz.
Além de um trânsito melhor, a empresária tem outro desejo especial de aniversário para a capital. "Quero um ecossistema legal na praia, que as pessoas joguem menos lixo na rua, tenham a mentalidade mais aberta", deseja Bruna.
Feriado - No Recife não é feriado, mas em Olinda sim. Por conta disso, alguns serviços não vão abrir e a população precisa ficar atenta. Não haverá expediente no Fórum Trabalhista, nas unidades do Detran e no Expresso Cidadão do município. O atendimento será retomado na sexta-feira (13).

Apenas os mercados públicos, Correios e emergências do Serviço de Pronto-Atendimento (SPA), em Peixinhos; na UPA e maternidade do Tricentenário; na UPA Olinda da PE-15; e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vão funcionar normalmente na quinta.

Para aqueles que precisam dos serviços oferecidos na unidade do Expresso Cidadão de Olinda, a Secretaria de Administração (SAD) afirmou que as outras unidades do Expresso Cidadão, localizadas na Região Metropolitana do Recife, estarão abertas.

Portal G1