quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Vigilância Sanitária apreende espumas de carnaval

A Vigilância Sanitária fiscalizou alguns pontos de vendas da espuma em spray e serpentina aritifical nas ruas do Hospício e Sete de Setembro, bairro da Boa Vista, área central do Recife, na manhã desta quinta-feira (12). Foram apreendidas 153 unidades que estavam em barracas de vendedores ambulantes. A espuma branca, normalmente lançada pelos foliões no carnaval, tem comercialização proibida há oito anos, no Recife, assim como a serpentina artificial, como é chamada a latinha que, quando acionada, dispara serpentina e papéis picados numa espécia de explosão.
Já no sábado (6), a Vigilância Sanitária recolheu cerca de 1.200 unidades dos produtos proibidos. Os comerciantes que forem flagrados vendendo espuma spray e serpentina artificial terão a mercadoria recolhida e poderão responder a processo administrativo. As penalidades vão de advertência a multa, com valor chegando a R$ 400 mil. A fiscalização de hoje teve o apoio de policiais da Delegacia do Consumidor.
“Trabalhamos neste caso com crime de venda de produto impróprio para o consumo, com pena de cinco anos”, afirma o delegado Roberto Wanderley, que esclarece ainda que é preciso que os documentos periciais comprovem essa periculosidade. Além de irritar os olhos, a espuma pode causar problemas mais sérios de saúde, como confusão mental, asfixia e tontura.
A chefe do setor de controle de alimentos e produtos da Vigilância Sanitária, Geise Belo, pede para quem vai brincar o carnaval não comprar esses produtos. “Já que a lei municipal proíbe a comercialização e o uso, fazemos um apelo para não comprar o produto que oferece riscos, como alergias”, comenta.
Portal G1