quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Universitários podem participar de competição de empreendedorismo

Com o fim do carnaval e o início do semestre letivo, chegou a hora de mergulhar nos estudos nas universidades brasileiras. Além das atividades nas salas de aula, os universitários podem acumular conhecimentos em uma competição nacional que concilia diversão e utilidade para a vida profissional: o Desafio Universitário Empreendedor, que está com inscrições abertas aqui.

“É uma experiência incrível, diferente do que aprendemos na faculdade”, afirma Flávia Francisca de Souza Sampaio, 28 anos, que venceu a edição 2014 do Desafio ao lado dos colegas baianos Allisson Pierre Lino Gomes, Diego Feitosa Cavalcanti e Paulo Victor Sobrinho de Jesus. Eles apresentaram a proposta de criar uma plataforma para ajudar crianças, entre 3 e 8 anos, com dificuldades de alfabetização.

Flávia superou muitas dificuldades para participar da disputa. Ela teve de conciliar as atividades do Desafio o estágio no Tribunal de Justiça da Bahia pela manhã, o trabalho como telefonista na Caixa Econômica Federal à tarde, e, à noite, o curso de Administração da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que ela concluirá neste ano. Para não falar das responsabilidades como mãe de um menino de 9 anos.

“Eu fazia as atividades do Desafio nos finais de semana. Pensei em desistir algumas vezes, porque estava muito difícil, mas valeu a pena insistir. O que eu aprendi nas dinâmicas, palestras e workshops eu vou levar para a vida toda”, ressalta. “Por isso não concordo quando alguém diz que não faz algo por falta de tempo. A gente arranja tempo para o que é importante. Basta querer”, acrescenta.

Os melhores colocados no Desafio vão receber prêmios como tablets e viagens no Brasil e no exterior para conhecer centros referência em empreendedorismo. A participação é gratuita e aberta a estudantes de qualquer curso de universidades credenciadas pelo Ministério da Educação. A competição reúne uma série de atividades presenciais e online, além de bate-papo com especialistas em negócios, que contam pontos no decorrer do ano.

O objetivo da competição é desenvolver habilidades empreendedoras entre os jovens. Entre 2000 e 2012, o Sebrae promoveu o Desafio Sebrae, um jogo empresarial que simulava a gestão de uma empresa. Em 2013, a competição foi reformulada, passando a se chamar Desafio Universitário Empreendedor, agora oferecendo jogos empresariais e cursos online e presencial.

Estão disponíveis, no canal do Desafio Universitário Empreendedor no Youtube , vídeos apresentados por Cazé Pecini, ex-VJ da MTV Brasil, sobre as dinâmicas que marcaram a etapa final da competição em Brasília, no final de 2014.

Agência Sebrae de Notícias