quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O que abre e o que fecha no Carnaval do Recife

Durante o carnaval, os foliões devem ficar atentos aos horários especiais de funcionamento de serviços como bancos, Correios, shoppings e comércio no Recife e na Região Metropolitana. Confira abaixo o que abre e o que fecha durante a folia.

Bancos
As agências bancárias não funcionam na segunda (16) e terça (17) de carnaval. Os bancos voltam a funcionar na quarta (18), a partir das 12h. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomenda o uso dos caixas eletrônicos para o pagamento das contas durante o período ou o agendamento do pagamento. Ainda de acordo com a Febraban, as contas e carnês que estiverem com data de vencimento próxima podem ser pagos no primeiro dia útil após o feriado, a Quarta-Feira de Cinzas (18), sem acréscimo.

Correios
No sábado (14), as agências do Aeroporto e shopping RioMar funcionam das 9h às 17h, enquanto a do shopping Recife abre das 10h às 18h. No domingo, apenas a agência do Aeroporto funciona, das 9h às 13h. Na quarta-feira, as agências voltam a funcionar a partir das 12h, exceto a Agência Central e as unidades do Recife Antigo e de Olinda.

Shoppings e comércio do Centro
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o funcionamento do comércio do Centro e de bairros do Recife é facultativo do sábado até terça. A partir das 12h da quarta, as lojas abrem normalmente.

Já os shoppings funcionam em horários especiais. O shopping Recife funciona das 10h às 19h no sábado; já no domingo, segunda e terça o funcionamento é facultativo para a área de alimentação e lazer, mas as lojas ficam fechadas. Na quarta, o shopping abre das 12h às 22h.

O shopping Tacaruna abre no sábado das 9h às 18h, com a praça de alimentação com o horário de funcionamento até as 20h; o cinema funciona das 14h às 22h30. No domingo, segunda e terça, a praça de alimentação funciona das 12h às 20h; o cinema funciona das 14h às 22h30. Na quarta, o shopping funciona com todas as lojas abertas das 12h às 22h.
O shopping Guararapes abre no sábado das 9h às 19h. No domingo, segunda e terça, a praça de alimentação abre das 12h às 20h, mas as lojas ficam fechadas. Na quarta, o local funciona normalmente das 12h às 22h.

No shopping Plaza Casa Forte, as lojas abrem das 10h às 19h no sábado.  Já no domingo, segunda e terça, apenas a praça de alimentação funciona, das 12h às 20h; o cinema abre das 14h às 22h30. Na quarta, as lojas abrem normalmente das 12h às 22h.

O shopping RioMar tem funcionamento normal das 9h às 19h no sábado; alguns serviços permanecem abertos até as 21h. No domingo, segunda e terça, todos os serviços ficam fechados e o funcionamento é facultativo a partir das 12h. Na quarta-feira, todas as lojas voltam a funcionar das 12h às 23h.

O shopping Boa Vista fecha no sábado e domingo, só voltando a abrir normalmente na quarta, das 12h às 21h. Na segunda e terça, a praça de alimentação tem funcionamento facultativo das 13h às 19h. Já o Paço Alfândega funciona todos os dias da folia de Momo, das 12h às 23h.

Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conta com posto de saúde avançado na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, em frente ao Armazém 10. O horário de funcionamento é das 19h até uma hora depois do término das apresentações no palco principal. O posto conta com dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem. Para acionar a assistência basta ligar para o número 192. No Galo da Madrugada, o Samu fica com cinco postos montados na Praça Sérgio Loreto, Pátio do Carmo, Avenida Dantas Barreto, Rua do Sol e Rua 1º de Março, que fazem parte do percurso do bloco. 

Detran-PE
Na sexta-feira (13), a sede do Detran, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, funciona das 10h às 16h. O local terá uma equipe de plantão para fazer entrega de carteiras de habilitação apreendidas durante fiscalizações e gerenciar notificações. Já as lojas dos shoppings da capital funcionam das 9h às 17h. No entanto, todos os pontos do Detran, incluindo a sede, ficam fechados do sábado (14) até a quarta-feira (18), e só voltam a funcionar na quinta (19).

O Detran preparou um esquema especial para o trânsito durante todo o período que vai do sábado até a terça-feira, com agentes de trânsito em parceria com a Operação Lei Seca, Batalhão de Polícia de Trânsito, Polícia Militar. As equipes ficarão em pontos estratégicos do Grande Recife e praias do litoral Norte e Sul. A ação deve contar com 250 agentes, 35 viaturas, nove vans, 10 pranchas e dois Doblôs móveis trabalhando junto com a Lei Seca. As cidades de Bezerros, Pesqueira, Tamandaré, Porto de Galinhas, Cabo, Paulista, Itamaracá, Nazaré da Mata e João Alfredo também são alvos da operação.

Paço do Frevo
Tido como uma referência quando o assunto é frevo, o museu situado na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, funciona em horários especiais durante o período carnavalesco. O local também oferece aos foliões, na compra do ingresso, maquiagem artística para adultos e crianças e aula de frevo. No domingo, segunda e terça, o museu funciona das 10h às 15h. Já na quarta-feira, o horário de funcionamento vai das 12h às 18h.

Expresso Cidadão
As oito unidades do Expresso Cidadão espalhadas pelo estado só funcionam na sexta-feira (13), em horários especiais. Do sábado (14) até a quarta (18), as unidades ficam fechadas. A unidade da Boa Vista funciona até as 13h30; as do Cordeiro, Afogados e Olinda, até as 16h; já a do shopping RioMar fica aberta até as 17h; por último, as de Caruaru, Garanhuns e Petrolina funcionam na sexta em horário normal.

Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)
O TJPE funciona das 8h às 14h na sexta-feira. Durante os demais dias da folia, o Judiciário fica de plantão, com juízes atendendo somente demandas consideradas urgentes nos fóruns.

Justiça Federal em Pernambuco (JFPE)
Na sexta-feira, o expediente da JFPE é normal, exceto nos Juizados Especiais Federais (JEFs), na Dantas Barreto e da Subseção Judiciária de Palmares. Os JEFs não abrem, enquanto a subseção em Palmares funciona das 8h às 13h. Na segunda, terça e quarta, não haverá experiente. Os processos com data de vencimento prevista para o período devem ser prorrogados para o dia 19.

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
A UFPE não terá expediente na Quarta-Feira de Cinzas (18) e o horário do expediente deve ser compensado durante a semana.

Portal G1