quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Ministério da Educação pode rever benefícios do FIES

O ministro da Educação, Cid Gomes, disse nesta quarta-feira (11) que o governo vai anunciar nos próximos dias mudanças nos critérios de concessão de benefícios do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). De acordo com o ministro, novos critérios serão criados para que o financiamento seja liberado para cursos de qualidade e cursos estratégicos para o País.
— Estamos fundando um processo de negociação com ofertadores (de cursos), eles irão mandar qual é a sua capacidade.
O ministro ressaltou também que serão contemplados os "cursos que são estratégicos para o futuro do Brasil". Segundo Cid, o novo balizador não vai prejudicar as matrículas de quem já participa do Fies.
— O ministério avalia os cursos. Nos de boa qualidade, os alunos que atendem os requisitos serão contemplados.
Segundo o ministro, física, química e matemática são exemplos de graduações importantes para o Brasil. Questionado se aquelas faculdades que praticarem reajustes acima da inflação também serão barradas, Cid foi reticente, mas disse que o MEC monitora o problema.
— Nós temos que acompanhar esse processo. Isso não pode correr solto. Estamos tratando de recursos públicos. Qual foi a inflação no Brasil nos últimos seis meses? Cursos que tiveram aumentos superiores à inflação estão sendo colocados à parte para que haja uma explicação por parte das faculdades.
Estadão