quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Atirador mata três muçulmanos nos EUA

Um homem armado disparou contra três estudantes muçulmanos mortos perto da Universidade da Carolina do Norte, enfurecendo ativistas muçulmanos que hoje exigiram providências das autoridades estaduais e federais dos EUA em investigar o suspeito por possíveis crimes de ódio.

Craig Stephen Hicks (foto), de 46 anos, de Chapel Hill, foi preso e acusado de três acusações de assassinato em primeiro grau. O Departamento de Polícia de Chapel Hill afirmou a acusação em um comunicado. Em uma página do Facebook que parece pertencer a Hicks, ele havia postado mensagens frequentes críticas de várias religiões.

A polícia identificou as vítimas do tiroteio da noite terça-feira como estudante de odontologia Deah Shaddy Barakat, 23; sua esposa Yusor Mohammad, 21, e a irmã dela, Razan Mohammad Abu-Salha, 19. 

Um porta-voz do Conselho de Relações Americo-Islâmicas (CAIR), disse à Agência Reuters que os três eram muçulmanos. "Com base na natureza brutal deste crime, os últimos declarações anti-religião do suposto autor, o traje religioso de duas das vítimas, bem como a retórica anti-muçulmana crescente na sociedade americana, instamos as autoridades policiais estaduais e federais para resolver rapidamente a especulação de um possível motivo viés neste caso ", disse o diretor executivo do conselho, Nihad Awad.

A polícia não ofereceu nenhum motivo para os assassinatos. Hicks está detido na Penitenciária do Condado de Durham, disse a polícia. A universidade disse em um comunicado que a polícia respondeu a um relatório de tiros em 17h11 hora local (19h11 horário de Brasília) e encontrou as três vítimas, declaradas mortas no local.

A universidade afirmou que Barakat era um estudante do segundo ano de odontologia e Yusor estava pensando em começar lá no próximo ano letivo. A irmã, Razan, também estudava na instituição.

Agência Reuters