quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

A conta de água vai aumentar

A conta de água dos pernambucanos vai ficar mais cara a partir do dia 20 de março. O reajuste será de 8,35% e foi definido pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), que publicou a decisão no Diário Oficial desta quinta-feira (12). No ano passado, o aumento foi um pouco maior (8,75%). Em 2013, no entanto, o acréscimo foi de apenas 5,19%.
No Diário Oficial, a Arpe afirma que o reajuste visa “preservar o equilíbrio econômico-financeiro da Compesa”, corrigindo a defasagem verificada entre o percentual de reajuste das tarifas da Celpe[Companhia Energética de Pernambuco] homologado pela Aneel em abril de 2014 e o valor contemplado na Revisão Tarifária de fevereiro de 2014”.
O presidente da Compesa, Roberto Tavares, explicou que essa revisão é feita a cada quatro anos. “O reajuste não é um pedido da Compesa. É um reajuste automático previsto pela legislação da Arpe. A cada quatro anos, a Arpe faz as contas para calcular a insuficiência tarifária da companhia e prever a fórmula que vai definir o reajuste dos próximos três anos”, esclarece. Ainda segundo Tavares, essa fórmula leva em consideração fatores como a inflação e os custos da energia elétrica.
Portal G1