segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Mais de Mil atrações no Carnaval do Recife

Passistas e orquestras de frevo anteciparam o ritmo do Carnaval na coletiva desta 2ª (Foto: Marina Barbosa / G1)Passistas e orquestras de frevo anteciparam o ritmo do Carnaval na coletiva de 2ª (Foto: Marina Barbosa / G1)


Os foliões vão ganhar mais dois pólos de animação para brincar o Carnaval do Recife em 2015. Inaugurado no ano passado, o Parque da Macaxeira vai ganhar um dos novos polos. Já o outro centro de animação é um velho conhecido dos pernambucanos: o Quartel General do Frevo, que animava os foliões nas décadas passadas e agora volta a colocar todos para dançar o ritmo genuinamente pernambucano na Pracinha do Diario. Mais de mil atrações vão passar pelos 63 polos nos quatro dias de Carnaval, que começa com um grande show de frevo comandado pelos homenageados da festa neste ano: o Maestro Spok e o centenário Clube Carnavalesco Misto Frevo Bola de Ouro.
De acordo com o prefeito Geraldo Julio, este é o Carnaval mais pernambucano que o Recife já teve. Dos 1.677 artistas que vão tocar entre 13 e 19 de fevereiro, 98% são locais. Alceu Valença, Naná Vasconcelos, Lenine, Nação Zumbi e Almir Rouche estão entre os convidados. "Estamos repetindo o que fizemos no ano passado. É o carnaval mais pernambucano que o Recife já teve e isso só é possível porque a gente tem muita gente de talento e querida aqui", falou Geraldo Julio durante a coletiva de imprensa em que foi lançada a programação da festa momesca de 2015, realizada na manhã desta segunda-feira (19) no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José.
A secretária de Cultura, Lêda Alves; o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões; e  o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Diego Rocha também  participaram da cerimônia desta segunda. Os homenageados do Carnaval - Maestro  Spok e a carnavalesca Luiza Ramalho, presidente do Bola de Ouro – assistiram  à apresentação da programação, que ainda foi prestigiada por artistas locais como  Maestro Forró, André Rios e Claudionor Germano. Blocos de frevo, passistas e  orquestras também foram ao Forte das Cinco Pontas e colocaram todos para dançar ao  final da coletiva de imprensa.
O frevo é mesmo o carro chefe da festa. Além de ser a grande atração da abertura do  carnaval e do Quartel General da Praça do Diario, o ritmo vai ditar o clima do  encerramento da festa. Na noite da Terça-feira Gorda, um orquestrão vai arrastar os foliões pelo Recife Antigo até o amanhecer da Quarta-feira de Cinzas. Os maestros Spok, Forró e Ademir Araújo comandam o show. Apesar do domínio pernambucano, a  programação oficial também conta com atrações de renome nacional. Titãs, O Rappa,  Nando Reis, Gaby Amarantos e Jorge Aragão são alguns dos convidados.
O presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Diego Rocha, ressaltou que grande parte dos artistas que fazem parte da programação foram selecionados através do edital de seleção de atrações. De acordo com a Prefeitura, o edital recebeu 1.677 inscrições de artistas locais e nacionais neste ano. Desses, 826  foram chamados para a festa. "E esse número pode crescer porque ainda estamos  fechando a programação das pólos comunitários", afirmou Rocha. Na ocasião, ele ainda garantiu que o pagamento de todos os artistas será feito em dia. "Temos que ter  compromisso de pagar quem trabalhou e estamos nos preparando para fazer isso o  quanto antes. As lições aprendidas no carnaval passado servem para fazer um carnaval melhor ainda", pontua.
Já a secretária de Cultura, Lêda Alves, comemorou a retomada do Quartel General do Frevo, e revelou que costumava brincar carnaval na Pracinha do Diario quando o pólo existia. “Estou felicíssima porque a gente recuperou o Quartel General do Frevo. É um ponto de muita força, onde o recifense está acostumado a dançar. E, agora, quatro orquestras de frevo vão se revezar das 16h às 19h para quem quiser fazer seu passo de frevo ali”, disse Lêda. Já o pólo da Macaxeira, que também foi criado neste ano, é dedicado ao público infantil e vai mostrar atrações da cultura pernambucana para as crianças. Outros três pólos serão voltados para os pequenos – Jaqueira, Dona Lindu e Santana. Fora isso, são 30 pontos dedicados aos grandes shows; 24 palcos menores espalhados pela periferia, os chamados pólos comunitários; e cinco corredores de frevo. O Rec Beat é um dos 30 grandes pólos e completa 20 anos neste Carnaval. A produção do pólo também divulgou a primeira atração confirmada deste ano nesta segunda: é o quarteto americano de surf rock e punk Man or Astro Man?, que se apresenta no domingo (15).
Abertura
Homenageado, Spok comanda um grande show de frevo na abertura do Carnaval (Foto: Marina Barbosa / G1)Homenageado, Spok comanda grande show de frevo
na abertura do Carnaval (Foto: Marina Barbosa / G1)
O Carnaval do Recife 2015 começa logo no início da noite da sexta-feira (13/02) com um cortejo de maracatus que vai da Rua da Moeda até o Marco Zero, no Bairro do Recife. São 700 batuqueiros de 11 nações comandados pelo percussionista Naná Vasconcelos. Enquanto isso, o Bola de Ouro esquenta os foliões que aguardam a chegada do cortejo no Marco Zero. Às 19h, Naná sobe no palco do maior pólo da cidade ao lado das nações de maracatu e da cantora Fafá de Belém. A festa continua com um grande show de frevo comandado pelo homenageado da festa, o Maestro Spok.
O músico vai levar muitos amigos ao palco para abrir a festa. São mais de 15 convidados, como Antônio Nóbrega, Elba Ramalho, Alceu Valença, Edu Lobo, Fábio Trummer e Almir Rouche. "Será uma homenagem a todos que fazem parte da minha carreira, mas o momento mais especial será ao lado dos meus filhos, que vão subir ao palco para cantar uma canção comigo", conta Spok. O maestro tem 44 anos e disse que está muito emocionado com a homenagem. "É uma honra. Muitos poderiam ser homenageados, mas eu fui escolhido e aceitei logo, antes que outra pessoa aceitasse", brinca.
Homenageados
Para o prefeito Geraldo Julio, a homenagem a Spok é mais que justa e vai abrir as portas para que outros músicos da nova geração do frevo sejam homenageados nos próximos carnavais. “Ele diz que muitos outros poderiam ser homenageados e é verdade, mas ele merece esta homenagem pelo que fez pela nossa música e pela pessoa que é. Neste ano, estamos homenageando o passado, o presente e o futuro das nossas agremiações e artistas”, disse o prefeito, lembrando o outro homenageado da festa: o Clube Carnavalesco Misto Bola de Ouro.
A presidente do Bola de Ouro, Luiza Ramalho, disse estar honrada com a homenagem (Foto: Marina Barbosa / G1)Luiza Ramalho, presidente do Bola de Ouro,
agradece homenagem (Foto: Marina Barbosa / G1)
Presidido pela carnavalesca Luiza Ramalho, de 78 anos, o clube completa 100 anos neste Carnaval. Apesar da tradição e dos diversos títulos conquistados ao longo da história, o Bola de Ouro não dispõe de uma sede própria. Por isso, as fantasias e os adereços dos desfiles são preparados na casa de Dona Luiza, que fez um pedido para o prefeito do Recife durante a cerimônia desta manhã. “Eu peço que o prefeito olhe com carinho para as agremiações que não têm sede e passam necessidade. Não falo só por mim, mas em nome de várias agremiações”, disse a carnavalesca. Ela explicou que seu “Bola de Ouro nunca tinha tido atenção”, por isso estava aproveitando a oportunidade para fazer esse pedido. “É com muito sacrifício que se faz um bom Carnaval e eu só queria um lugarzinho para guardar minha bola como ela merece”, falou, reconhecendo que está muito emocionada com a homenagem. “Estou até melhor da saúde”, brinca.
Há seis meses a casa de Luiza, na Rua da Concórdia, está tomada pelos adereços que serão usados pela agremiação neste ano. No desfile da Terça-feira Gorda, o clube vai celebrar o centenário lembrando outra personalidade que chegaria aos 100 anos em 2015: Grande Otelo. ‘100 anos do Bola no centenário de Grande Otelo’ é o nome dado à apresentação, que fará uma releitura do cassino frequentado pelo personagem no Rio de Janeiro. O enredo da apresentação foi preparado pelo filho da presidente do clube, Robevaldo Ramalho. Nesta segunda, o carnavalesco presenteou o prefeito Geraldo Julio com um terno brilhoso nas cores do clube. Dona Luiza não perdeu a oportunidade e disse que gostaria muito que o prefeito comparecesse ao desfile deste ano vestindo o presente.
Decoração
A Buarque de Macedo é uma das pontes que ganharão figuras do Carnaval pernambucano (Foto: Divulgação / Carlos Augusto Lira)A Buarque de Macedo é uma das pontes que serão ornamentadas (Foto: Divulgação / Carlos Augusto Lira)
As raízes e as figuras do Carnaval Pernambuco são a inspiração da decoração do Recife para a festa momesca deste ano, cujo projeto é assinado pelo 15º ano consecutivo pelo arquiteto Carlos Augusto Lira. “Caímos na história do Carnaval e constatamos a forte presença da mulher, que cuida da família e ainda dirige o bloco da sua comunidade. Esta é uma presença importante no ano todo e também nesta festa. Por isso, estará presente na nossa decoração”, falou Lira. Elementos da cultura africana também são um traço marcante do projeto, pois é uma das inspirações dos blocos de raiz, como lembrou o arquiteto.
É por isso que as pontes de acesso ao Bairro do recife vão ganhar figuras de bailarinas e de caboclinhos, orixás, cavalos marinhos e maracatus. Tudo isso será colorido de amarelo e preto, as cores do Clube Bola de Ouro. O outro homenageado da festa, o Maestro Spok, também foi lembrado pelo arquiteto e vai ganhar um boneco gigante na Avenida Rio Branco. “Com sete metros de altura, Spok vai dar boas vindas ao folião. Será o mestre de cerimônias e estará acompanhado por quatro damas do Bola de Ouro”, falou o arquiteto.
Neste ano, a escultura do Galo terá 27 metros de altura (Foto: Divulgação / Sávio Araújo)A escultura do Galo da Ponte Duarte Coelho terá 27
metros de altura (Foto: Divulgação / Sávio Araújo)
O Galo gigante que fica na Ponte Duarte Coelho também vai lembrar os homenageados da festa. Com 27 metros de altura, a escultura carregará as cores do Bola de Ouro e um saxofone em referência a Spok. Além disso, três passistas de frevo dançarão na crista do ‘Galo Maestro’. Criada mais uma vez pelo artista plástico Sávio Araújo, a escultura será montada entre 11 e 12 de fevereiro, a quarta e a quinta-feira que antecedem o Carnaval, respectivamente.
A novidade deste ano no projeto cenográfico é a instalação de cinco parklets ao longo da Avenida Rio Branco. Com isso, a prefeitura pretende transformar o corredor em uma área de convivência.
Turismo
Para garantir que todos os turistas e foliões não se percam durante o Carnaval, a prefeitura vai colocar seis duplas de orientadores percorrendo o Bairro do Recife nos dias de festa. Eles poderão auxiliar os visitantes indicando os locais dos pólos e sua programação, mas a grade de shows também poderá ser consultada no celular. Como no ano passado, a programação completa da festa estará disponível no aplicativo gratuito do Carnaval do Recife.
Além disso, serão montados um Centro de Atendimento ao Turista extra e a tradicional Central do Carnaval, que neste ano vai ganhar casa nova: a Rua do Observatório. A Central Infantil, que funcionava no equipamento, também vai mudar de lugar. Agora, vai funcionar na Torre Malakoff.
A Secretaria de Turismo ainda preparou uma recepção especial para aqueles que vêm à cidade especialmente para o Carnaval. Os turistas serão recebidos por orquestras de frevo no Aeroporto e no Terminal Integrado de Passageiros (TIP). “O Carnaval é o nosso maior produto cultural e é o que atrai mais turistas. Só ano passado, foram 810 mil. Por isso, queremos recepcionar bem esse público e já colocá-lo no clima da festa”, afirmou o secretário Camilo Simões.
Portal G1