segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Ipojuca: Marcos Lourenço é homenageado pelo carnaval local

Estandartes bordados e coloridos e a delicadeza das flores e pequenas luzes dos andores servem de inspiração para a decoração do Baile Municipal do Ipojuca 2015, próximo dia 15. O ambiente retrata a arte do homenageado deste ano, o professor e artista plástico Oense, Marcos Lourenço. O ilustre morador de Nossa Senhora do Ó foi surpreendido com o convite do prefeito Carlos Santana e da primeira-dama e deputada eleita, Simone Santana, para a receber honraria. 
Segundo o artista, desde o momento em que recebeu o convite ficou bastante emocionado. “Temos o costume de homenagear as pessoas só após a morte, então ser homenageado em vida é algo muito significativo para mim; Sou muito grato a essa honraria. Se Ipojuca já conhecia o meu trabalho, agora com essa homenagem surgirá a oportunidade dos ipojucanos conhecerem muito mais. Estou bastante ansioso por esse evento”, afirmou Marcos Lourenço.  
Perfil - Marcos Lourenço de Oliveira, 63 anos, é natural de Nossa Senhora do Ó. É filho do carnavalesco Carlindo Lourenço de Oliveira e de dona Maria do Rosário da Cunha de Oliveira. Membro de uma família de quatro irmãos, Marcos, foi o único que dedicou-se as artes plásticas. O artista cursou a primeira etapa do ensino fundamental na Escola Aníbal Cardoso e as séries finais na antiga Escola Cenecista, ambas em Nossa Senhora do Ó. Licenciado em Geografia com especialização em Administração escolar, realizou durante sua vida acadêmica e profissional vários cursos nas áreas de educação e artes. 
Atuou como educador, gestor e educador de apoio em diversas unidades escolares das redes pública estadual, municipal e particular de ensino do Ipojuca, dentre elas o colégio Municipal Professor Aderbal Jurema, Escola Domingues Albuquerque, Cenecista, Armando da Costa Brito, Centro Educacional Dom Hélder Câmara e a Escola Estadual Frei Otto.
Católico, é membro da Paróquia de Nossa Senhora do Ó e do Conselho Pastoral Paroquial da Igreja. Sua arte sacra é vista constantemente nos andores das festividades e procissões religiosas de Ipojuca. No âmbito social, foi colaborador no processo de reconstrução do Oense Atlético Clube, em Nossa Senhora do Ó. A sua paixão pelo Carnaval e criatividade artística também se faz presente nos estandartes das troças de diversos blocos carnavalescos ipojucanos. 
Secretaria de Imprensa de Ipojuca