quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

IPA vai recuperar cinco estradas na Mata Sul‏

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, atendendo à solicitação do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, autorizou a recuperação de cinco estradas vicinais, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Essas estradas dão acesso aos engenhos Bom Gosto, Ribigudo, Catuama, Colombo e Santa Fé. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio do IPA, e a Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP). O Instituto disponibilizará patrulha mecanizada, composta de motoniveladora, pá carregadeira e escavadeira.
O diretor de infraestrutura hídrica, Albérico Rocha, já iniciou o levantamento com a quilometragem a ser recuperada e o valor do investimento. O relatório deverá ser concluído até a próxima segunda-feira (02/02). “O objetivo é oferecer melhores condições de tráfego, facilitando o acesso da produção até os locais de moagem”, explicou Rocha.
Pumaty – Dentro dessa ação de recuperação de estradas vicinais, a Mata Sul também foi contemplada com o acesso à Usina Pumaty, no município de Joaquim Nabuco, há cerca de dois meses. Depois da reabertura, a usina Pumaty já moeu 240 mil toneladas de cana de 1,2 mil fornecedores, produzindo 14 milhões de litros de etanol. O gastos com salários e pagamento de fornecedores somam mais de R$ 22 milhões. Por essa estrada, passam mais de 20 caminhões carregados de cana diariamente.
Instituto Agronômico de Pernambuco