sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Um olhar para 2035

Estar entre os cinco melhores estados para viver, trabalhar, empreender e prosperar. A meta acima resume a visão de futuro prospectada para Pernambuco para os próximos 20 anos, através do Projeto Pernambuco 2035 - Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo. O documento final do projeto foi apresentado nesta sexta-feira (12/12), no auditório do Banco Central do Brasil, no Centro do Recife, com a presença do governador João Lyra Neto. O projeto completo já está disponível no site www.seplag.pe.gov.br, na página do Pernambuco 2035.
 
Lançado em junho de 2013 e concluído neste mês, o documento final conta com uma carteira que congrega 47 projetos com metas a serem alcançadas até o ano de 2035. O projeto foi dividido em cinco eixos estratégicos (Educação e Conhecimento, Instituições de Qualidade, Prosperidade, Coesão Social e Qualidade de Vida), com 14 áreas de resultado, garantindo a melhoria na qualidade de vida dos pernambucanos pela promoção do desenvolvimento econômico. O Pernambuco 2035 é uma parceria do Governo do Estado com o Movimento Brasil Competitivo, com trabalhos técnicos do Consórcio Pernambuco do Amanhã, responsável pela elaboração do Plano Estratégico, com acompanhamento do Instituto de Gestão, da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco. 
 
Em discurso para uma plateia formada por secretários estaduais, gestores do setor público e da iniciativa privada, além de colaboradores do projeto, o governador João Lyra Neto destacou que o documento é um patrimônio não apenas do Governo de Pernambuco, mas do povo pernambucano. "Fico muito feliz em entregar esse projeto à sociedade, encerrando um ciclo que foi iniciado por Eduardo Campos em 2007, para que ela possa permanentemente aperfeiçoá-lo e ampliá-lo", disse Lyra Neto. O chefe do Executivo estadual também ressaltou a "extrema importância" do documento, ao lembrar que o Brasil sempre careceu de um planejamento estratégico de médio e longo prazo.

Entre os resultados previstos pelo projeto Pernambuco 2035, no eixo Educação e Conhecimento, por exemplo, está o aumento do nível de escolaridade e a melhoria na qualidade da educação em Pernambuco através da ampliação do ensino em tempo integral. Já na área de Qualidade de Vida, o projeto prevê um aumento de 11 anos na expectativa de vida dos pernambucanos. Nos eixos social e de prosperidade, o documento prospecta como meta, respectivamente, que 94 em cada 100 pernambucanos viverão acima da linha de pobreza e que o Estado será três vezes mais rico do que é hoje.
 
Responsável pelo detalhamento do projeto, o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Frederico Amâncio, destacou como o objetivo será alcançado. "O projeto tem metas para serem alcançadas a cada ciclo de cinco anos, de forma que a gente possa acompanhar o alcance das metas e a implantação desse conjunto de projetos ao longo do tempo. Não são projetos para dar resultados em apenas 20 anos, mas sim ao longo de 20 anos, de forma que, em 2035, o Estado esteja em um patamar ainda melhor de qualidade de vida para população pernambucana", afirmou.

Líder técnico do Consórcio Brasil Competitivo, Sérgio Buarque, sublinhou o engajamento da equipe de gestores públicos pernambucanos para o cumprimento das metas traçadas no planejamento do estado e destacou a celeridade com a qual Pernambuco avança. "Foi o Estado que mais avançou no conjunto de 64 indicadores entre todos da Federação, incluindo o Distrito Federal. Constatei que Pernambuco não é só imagem, mas um caso de sucesso", elogiou Buarque.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco