segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Pablo da Sofrência em Ipojuca

O cantor baiano da sofrência, Pablo, é uma das atrações da programação no município

A 351ª edição da tradicional festa de Santo Cristo, em Ipojuca, movimentará o município nesse fim de ano. Diversas atrações locais e em nível nacional irão animar os ipojucanos, a partir de hoje e nos próximos dias  30 e 01.01. O palco será armado na Praça Getúlio Vargas, Ipojuca Sede e os shows terão início às 20h e se encerrarão antes das 01h, como já ocorre nos eventos promovidos pela Prefeitura. A expectativa da Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc) do município é que aproximadamente 80 mil pessoas compareçam aos três dias de festividade, sendo 40 mil apenas no último dia.

Entre as atrações musicais que subirão ao palco, Dede Baladeiro, as bandas de Forró Cavalo de Aço e as Coleguinhas, o grupo Sir. Rossi, projeto paralelo do músico Silvério Pessoa que toca músicas de Reginaldo Rossi, além da grande atração da festividade, o cantor da sofrência, Pablo, conhecido como a voz romântica, um dos criadores do gênero musical arrocha.

Cerca de 60 comerciantes ambulantes que irão trabalhar na Festa de Santo Cristo durante os shows musicais, foram capacitados pela Prefeitura do Ipojuca. Os profissionais receberam orientações sobre os procedimentos para o uso dos isopores, tendas e barracas, como também acerca da forma correta de manipular as bebidas e os alimentos a serem vendidos.

FESTA RELIGIOSA - No último dia 22 de dezembro, a procissão da bandeira marcou oficialmente o início das festividades em homenagem a Santo Cristo. O Cortejo saiu da Rua Mario da Costa Monteiro (Sede) em direção ao Convento de Santo Cristo, em Ipojuca-Sede. No próximo dia 01 de janeiro, às 10h será celebrada missa solene, presidida pelo Frei Beto Breis. Às 16h30 será realizada a procissão da imagem, que sairá do Convento em direção aos principais Ruas e Avenidas do distrito sede, retornando ao convento. Após a procissão acontecerá missa campal de Encerramento dos festejos, presidida pelo Arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

CONVENTO DE SANTO CRISTO - Fundado em 1606 pelo Frei Leonardo de Jesus, na época Ministro Provincial da Custódia Franciscana, considerado um dos mais antigos do Brasil, o convento de Santo Cristo abriga os restos mortais do primeiro franciscano que viveu no país, frei Gaspar de Santo Antonio, falecido em 1635.

A imagem de Santo Cristo, razão de ser das comemorações, é uma das três únicas existentes no mundo, já que em Portugal, imagens semelhantes (o Cristo com os braços levantados para cima) eram proibidas e foram todas destruídas. A existente no Convento de Santo Cristo, no Ipojuca-sede, foi salva em terras lusas e enviada ao município. Ela está à disposição pra quem quiser conhecê-la.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS

29/12
20h - Sir. Rossi
21h30 - Forró do Amasso
23h - O Forró das Balas

30/12
21h - Cavalo de Aço
23h - As Coleguinhas

01/01
20h - Dede Baladeiro
21h30 - Don Juan
23h – Pablo
Secretaria de Imprensa de Ipojuca