quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Operação Verão da Marinha

No período de 13 de dezembro de 2014 a 17 de março de 2015, todo o litoral do Estado de Pernambuco e a ilha de Fernando de Noronha ganharão reforço nas ações de fiscalização do tráfego aquaviário, por conta da chegada do verão, período em que aumenta o número de embarcações navegando em nossa orla e de banhistas frequentando as nossas praias.

A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) vai mobilizar para esta Operação um total de 13 embarcações, sendo quatro lanchas, três moto aquáticas e seis botes infláveis, além de seis viaturas terrestres que darão suporte e apoio às equipes de inspeção naval formadas por 140 militares.

O principal objetivo é promover a conscientização e um maior comprometimento dos condutores de embarcações, principalmente as de esporte e recreio e as de transporte de passageiros, com a segurança da navegação, objetivando minimizar a possibilidade de ocorrências de acidentes em nosso litoral.

Como ação preventiva, ao longo deste ano, a CPPE realizou palestras em colônias de pescadores, entidades náuticas e marinas nas cidades de Igarassu, Itamaracá, Goiana, Pontas de Pedra e Jaboatão dos Guararapes para que cada vez mais se amplie o conhecimento correto e seguro de navegar.

Nas inspeções navais são verificados, principalmente, os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e bóias), extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação, estado da embarcação e o cumprimento das normas de segurança por parte de seus condutores. As irregularidades constatadas podem gerar multas, que variam de R$ 40 a R$ 3.200 reais.

Hoje, Pernambuco conta com 12.052 embarcações inscritas na CPPE, sendo 7.068 de esporte e recreio, 419 de transporte de passageiros, 297 de apoio ao turismo, 1.889 de pesca e 2.530 moto aquáticas.

O resultado positivo desse tipo de Operação é evidenciado pela redução
do número de acidentes com vítimas no período de verão. Na última Operação Verão foram inspecionadas 2.709 embarcações, sendo 412 notificadas e 13 apreendidas. A Capitania registrou um único acidente, com uma vítima fatal.

A segurança da navegação é, na verdade, uma obrigação de todos: da Capitania dos Portos, como fiscalizador; das marinas, iates clubes e demais entidades náuticas; dos condutores, principais responsáveis pela segurança de seus passageiros e dos banhistas.

O cidadão que identificar ou tomar conhecimento de qualquer tipo de irregularidade ou infração deve comunicar o fato à CPPE por meio do telefone (81) 3424-7111 ou pelo e-mail: ouvidoria@cppe.mar.mil.br para possibilitar a averiguação e esclarecimento dos fatos, bem como a adoção das medidas cabíveis.


Colabore com a Capitania dos Portos de Pernambuco a tornar o lazer no mar mais seguro. Acompanhe abaixo os 10 mandamentos da Segurança no Mar:

1) Não esqueça a habilitação quando for navegar;
2) Não esqueça os coletes salva-vidas e extintores de incêndio;
3) Mantenha a distância segura das praias e dos banhistas;
4) Respeite a lotação da embarcação;
5) Se beber, passe o timão para alguém habilitado;
6) Não polua o mar;
7) Faça a manutenção correta de sua embarcação;
8) Respeite a vida, seja solidário;


Capitania dos Portos de Pernambuco