segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Mostra de Animes no Caixa Cultural Recife

O mundo da animação japonesa toma conta da Caixa Cultural Recife a partir desta terça-feira (2). O espaço vai receber a mostra ‘O Universo de Miyazaki/Otomo/Kon (MOK)’, três dos principais nomes do cinema de anime do Japão. Até 13 de dezembro, serão exibidos 18 longas-metragens e realizadas atividades paralelas, como oficina de mangá, curso e debate. Os ingressos custam R$ 2 e R$ 1 (meia) e serão vendidos no dia de cada sessão, exclusivamente na bilheteria do local.
Fundador do Studio Ghibli, Miyazaki pode ser considerado como o ponto de partida da mostra que chega ao Recife após passar pelo Rio de Janeiro e por Salvador. O artista é autor de alguns dos filmes mais importantes da cinematografia de animação japonesa e mundial, como "Meu Vizinho Totoro" (1988), o ganhador do Oscar "A Viagem de Chihiro" (2001), "O Castelo Animado (2004)" e o recente "Vidas ao Vento", lançado este ano no Brasil, e anunciado como sua despedida do cinema.

O trabalho inovador e inspirador de Miyazaki abriu caminho para que outros artistas imprimissem traços mais autorais aos seus trabalhos. É o caso de Katsuhiro Otomo e seu icônico "Akira" (1988) e Satoshi Kon com os impactantes "Paprika" (2006) e "Atriz Milenar" (2001).

A curadoria da mostra é do pesquisador e diretor de cinema Jansen Raviera e da produtora cultural Simone Evan. Haverá três sessões diárias, às 14h30 ou às 15h, às 17h e 19h. Programação completa está disponível neste link.

 Atividades extras 
A oficina de mangás, histórias em quadrinhos produzidas no Japão, será ministrada pelo professor de desenho Dilermano Santos. Os alunos terão contato com noções básicas sobre a narrativa no estilo nipônico, abordando os aspectos estéticos dos três diretores em destaque, além de produzirem seus próprios mangás. A oficina ocorre de 4 a 6 de dezembro, das 16h às 17h. Podem se inscrever pessoas acima de 14 anos que tenham conhecimento básico de desenho, atravésdeste site. Há 20 vagas.

Já o curso “O Universo de Hayao Miyazaki” será ministrado por Jansen Raveira, um dos curadores da mostra, e pela professora especialista no universo de Miyazaki, Janete Oliveira. A capacitação será realizada de 3 a 6 de dezembro, das 17h às 18h. Há 80 vagas e as inscrições devem ser feitas neste site.
Portal G1