terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Começam hoje as comemorações do fim de ano em Ipojuca

Há três meses a esperança tornou-se uma realidade para cem crianças do distrito de Camela, com a implantação, em setembro, da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca, um dos projetos prioritários da Prefeitura do Ipojuca, desenvolvido pela Secretaria da Juventude e Esportes (Sejuve).
A orquestra será a grande atração deste período, juntamente com a iluminação especial que será inaugurada pelo prefeito Carlos Santana, nesta terça-feira (16), em Nossa Senhora do Ó, às 19h. Nesta noite será a apresentação do Grupo de Flautas e Coral da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque na Praça Capitão Antônio Braz, em frente à Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Ó, a partir das 20h.
Pertinho do Natal, no próximo dia 23, os músicos da Orquestra Meninos do Ipojuca subirão no palco que será montado no pátio do belíssimo Convento de Santo Cristo, em Ipojuca Sede. O convento, com seus 408 anos, será o cenário natural para 150 jovens das duas orquestras entoarem canções clássicas e populares.
E no próximo dia 26, será a vez da população de Camela, terra dos meninos da Orquestra se encantar com a evolução dos jovens em tão pouco tempo de estudo. Lá, os moradores vão conferir os primeiros acordes dos alunos em frente à sede da Orquestra. Em ambos locais, os músicos da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque farão uma participação especial.
Entre as músicas que serão apresentadas pela orquestra ipojucana estão Nuctcracker March (P.L.Tchaukovsky); Cancion de Cuna (Johannes Brahms); Yesterday (J. Lennon); Bate O Sino; Asa Branca (Luiz Gonzaga) e Noite Feliz.
Meninos do Ipojuca – Implantado pela Prefeitura do Ipojuca, o núcleo da Orquestra Criança Cidadã - Meninos do Ipojuca, consiste numa parceria com o projeto Criança Cidadã, que atua na comunidade do Coque, no Recife.


Para a realização do projeto municipal, a prefeitura investiu na readequação do prédio onde funciona o espaço, além de garantir toda a assistência aos alunos selecionados como a doação de instrumentos musicais, assistência psicológica, alimentação e reforço escolar. Cem estudantes de escolas públicas de Camela participam do projeto no contraturno escolar. 
Para participar é preciso estar com boa frequência na escola e ter boas notas. São oferecidas três refeições diárias, às 7h30; 12h e 16h30, respectivamente. A iniciativa tem como parceira a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), ONG gestora da Orquestra, que é responsável pela capacitação das crianças.
Secretaria de Imprensa de Ipojuca